plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

9 Invenções inteligentes que estão salvando os oceanos

Com o meio ambiente cada vez mais poluído e 5,25 trilhões de peças de plástico flutuando no oceano, fica difícil ter esperança em ver água limpa novamente. Mas muitas pessoas estão trabalhando duro para reverter os danos que os humanos causaram

Com o meio ambiente cada vez mais poluído e 5,25 trilhões de peças de plástico flutuando no oceano, fica difícil ter esperança em ver água limpa novamente. Mas muitas pessoas estão trabalhando duro para reverter os danos que os humanos causaram aos oceanos nos últimos anos. Os inventores abaixo desenvolveram máquinas, técnicas e tecnologias que podem devolver esperança para os oceanos e animais marinhos.

1 – Concreto que não prejudica o meio ambiente

O concreto está continuamente em contato com a vida marinha e tende a prejudicá-la devido a seus componentes químicos. Mas a empresa ECOncrete desenvolveu uma boa solução para o problema. Ela criou alguns produtos que são fabricados apenas parcialmente com concreto, com composição e design ecologicamente corretos. Quando colocados dentro dos oceanos, esses blocos de concreto permitem que pequenos peixes e corais vivam dentro de seus buracos, ajudando a repovoar o ecossistema.

2 – Embalagens comestíveis para animais marinhos

A Saltwater Brewery é uma empresa da Flórida cujos proprietários não querem que nenhum de seus produtos acabem contaminando o mar ou prejudicando animais marinhos. A empresa criou embalagens que são seguras para os animais marinhos comerem. Dessa forma, ela trabalha em conjunto com seus consumidores para reduzir o desperdício de plástico e alimentar os animais, em vez de prejudicá-los.

3 – Um barco robótico que pode aspirar até 150 toneladas de plástico do oceano

O SeaVax é um barco robótico capaz de absorver os plásticos que são jogados na água. Ainda é um protótipo, mas o futuro sistema será capaz de armazenar até 150 toneladas de lixo plástico. Ele funcionará através de energia solar e turbinas eólicas, tornando-se uma solução ambientalmente mais perfeita.

4 – Um robô que pode identificar e capturar microplásticos no oceano

Esta invenção foi projetada por Anna Du, uma aluna da 6ª série. Seu robô é um veículo operado remotamente que emprega luz infravermelha para detectar e caçar microplásticos. Ele é composto de dois sistemas diferentes: um sistema de navegação que o guia pela água, e um sistema de detecção que usa uma câmera infravermelha de alta resolução para encontrar plásticos no oceano.

5 – Um escudo solar ultrafino que protege os recifes de coral dos raios solares intensos

A Grande Barreira de Coral está ameaçada por raios solares que elevam a temperatura da água. Água mais quente aumenta a acidez do oceano, que por sua vez prejudica os corais. Cientistas da Universidade de Melbourne e do Instituto Australiano de Ciências Marinhas desenvolveram uma fórmula biodegradável para combater isso. A solução é feita de cálcio e pode ser pulverizada na água, criando um filme que mantém a água fresca e minimiza a exposição à luz solar.

6 – Cubos de recife que reconstroem habitats marinhos para animais

Estes cubos são habitats marinhos artificiais, criados por uma empresa chamada ARC Marine. Os cubos são feitos de materiais ecológicos que imitam as características de um recife de coral e fornecem várias espécies de animais marinhos com comida, abrigo, melhor qualidade da água e muito mais. Eles são introduzidos no oceano e colocados em áreas onde os recifes foram danificados, para reconstruir o ecossistema natural.

7 – O uso de fertilização in vitro para repovoar recifes de coral

Cientistas australianos estão semeando os recifes de coral danificados que estão localizados nas águas filipinas e na Grande Barreira de Corais usando novos métodos de fertilização in vitropara os corais. Amostras de larvas de corais são retiradas do oceano e reproduzidas em laboratórios. Elas são posteriormente colocadas em recifes danificados e presas por redes para evitar que a corrente as tire. Esta é uma maneira inovadora de repovoar a área marinha que foi afetada pelas mudanças climáticas e o fenômeno El Niño.

8 – Uma máquina que limpa a quantidade de resíduos de plástico no oceano

A Grande Ilha de Lixo do Pacífico, que fica entre o Havaí e a Califórnia, é tão grande que alguns chamam de continente de lixo. No entanto, seus dias estão contados. Boyan Slat, um jovem cientista holandês, passou 5 anos criando The Ocean Cleanup, um sistema que limpará os oceanos. O sistema, chamado de Wilson, consiste de telas conectadas a tubos de polietileno que flutuam enquanto capturam cada pedaço de plástico sob a superfície da água. Este tubo gigante já começou a trabalhar na Grande Ilha de Lixo do Pacífico e projeta que será capaz de reduzi-la em 50% nos próximos 5 anos.

9 – Uma caixa que coleta lixo em qualquer parte da água

O Seabin Project parece quase uma lixeira comum e faz exatamente o que uma lixeira comum faz, coletando lixo. No entanto, faz isso no oceano. Designers criaram para absorver a poluição deixada em torno de docas, portos e marinas. O Seabin suga a água e, em uma bolsa interna, captura detritos, óleo, plástico, combustíveis e detergentes, liberando água limpa depois.

Fonte: Bright Side

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias