plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Lembra do sucesso 'Se um radinho caísse aqui'? Saiba seu real significado!

No dia de #TBT (Throwback Thursday), quinta-feira do retorno ou progresso, o DOL traz de volta o hit “O Radinho”, que bombou nos anos de 1995 e 1996. Lembra dele? A música interpretada por César Nascimento contextualiza a invasão Norte Americana ao Haiti

No dia de #TBT (Throwback Thursday), quinta-feira do retorno ou progresso, o DOL traz de volta o hit “O Radinho”, que bombou nos anos de 1995 e 1996. Lembra dele?

A música interpretada por César Nascimento contextualiza a invasão Norte Americana ao Haiti, quando Jean-Claude “Baby Doc” Duvalier, desde 1971, o “presidente vitalício” do Haiti, deixou seu país às pressas.

O regime de "Baby Doc" foi implantado em 1957 por seu pai, o autoproclamado "presidente vitalício" François "Papa Doc" Duvalier, morto em 1971. “Baby Doc” perdeu o apoio de setores tradicionalmente aliados e, em todo o país, multidões saíram às ruas para festejar. Em meio às comemorações houve episódios de saques a armazéns e agressões contra membros da polícia política de Duvalier, os "tontons macoutes" (equivalente a "bichos-papões" em crioulo, uma mistura de francês com dialetos locais).

O novo governo decretou imediatamente o toque de recolher.

Em Moscou, a agência soviética "Tass" acusou os Estados Unidos de "ingerência direta nos assuntos internos do Haiti". Seria, para a "Tass", uma "repetição" da invasão de Granada (a ilha mais setentrional das Índias Ocidentais, no Caribe), realizada em 1983 pelos Estados Unidos.

Os EUA usaram "munição pós moderna", com "uma invasão pacífic"a, insuflaram a Nação e derrubaram o governo do Haiti e lançaram de avião, milhares de "radinhos de pilha" para a população e de dentro de um navio fundeado próximo ao Haiti, mandavam informações para o povo.

Entendeu as referências? Relembre a música:

Se um radinho caísse aqui, caísse um radinho perto de você (2x)

Diga cidadão o que fazer, com informação em megatons

Bati a continência como Dial na frequência ou desse obediência insuflava a nação

Se um radinho caísse aquicaísse um radinho perto de você (2x)

Diga cidadão o que fazer, com informação em megatons

Bati a continência como Dial na frequência ou desse obediência insuflava a nação

Mas atenção pra notícia:A invasão é pacíficaA percursão é marítimaA explosão é sonoraé munição pós-moderna

(Com informações do blog de João Silvio)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias