plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Psicólogos explicam algumas coisas que todos nós vemos nos nossos sonhos

É comum termos curiosidade sobre o significado dos nossos sonhos. Os psicólogos acreditam que os sonhos refletem com precisão nossa condição atual e que nosso subconsciente tenta nos dizer algo importante através dos sonhos de tempos em tempos.

É comum termos curiosidade sobre o significado dos nossos sonhos. Os psicólogos acreditam que os sonhos refletem com precisão nossa condição atual e que nosso subconsciente tenta nos dizer algo importante através dos sonhos de tempos em tempos.

Há alguns sonhos comuns que todos nós sonhamos de vez em quando. Eles são causados ​​por nossos antigos instintos, um código cultural, a experiência de nossos ancestrais e experiências pessoais. Uma psicóloga e especialista no campo dos sonhos, Patricia Garfield, os chama de “sonhos universais”. Conheça abaixo algumas curiosidades sobre os sonhos que você certamente já teve vontade de saber a respeito.

1 – Gravidez

Pode parecer estranho, mas não são apenas as mulheres que podem sonhar com gravidez. De acordo com o psicólogo David Bedrick, “a gravidez simboliza algo novo crescendo dentro de nós.” Você subconscientemente sonha em “dar à luz” um novo projeto criativo fascinante. Pode ser qualquer coisa, desde escrever um livro até consertar uma casa. É hora de definir uma meta e mostrar ao mundo como você pode assumi-la. Esse sonho também simboliza a busca de uma realização pessoal.

2 – Dentes caindo, ferimentos e morte

Nosso subconsciente interpreta os dentes como uma arma, um indicador de força e a capacidade de “morder” um pedaço do mundo. “Talvez você tenha se sentido recentemente desarmado e indefeso no mundo real”, explica Penney Peirce.

A especialista Patricia Garfield, que estuda sonhos há muitos anos, assimila sonhos sobre dentes caindo com raiva oculta. Em regra, quando reprimimos a raiva, rangemos os dentes. Esse tipo de sonho pode estar sinalizando que é hora de se livrar de sentimentos negativos.

Às vezes, sonhamos que alguém próximo a nós está ferido, doente ou morrendo. Esses sonhos nos causam preocupação, no entanto, do ponto de vista da psicologia, as coisas não são tão ruins assim. São simplesmente nossos medos do futuro e mudanças inevitáveis ​​que acontecem com pessoas próximas a nós. Se você vê sua própria morte, isso significa que alguma parte de você está morrendo e ficando no passado para dar espaço a algo novo.

Sonhos “opostos” sobre nascimento e recuperação geralmente ocorrem quando algo novo está acontecendo na vida de uma pessoa (como um novo trabalho ou projeto) e simboliza uma nova experiência.

3 – Falha em uma prova ou atuação pública

Você está prestes a fazer uma prova e, de repente, percebe que não se lembra de nada ou que não pode dizer uma palavra quando está na frente de um grande público. Esses sonhos podem ser experimentados não apenas por crianças e adolescentes estudantes, mas também por pessoas que se formaram há muito tempo. É provável que você tenha tido algum estresse pouco antes de dormir ou esteja extremamente preocupado com alguma coisa. Nesse caso, é melhor fazer uma pequena pausa e relaxar.

4 – Roupa inadequada ou ausência de qualquer roupa

Em seu sonho, você aparece em um lugar público usando roupas inapropriadas ou nu. Nessa situação, é importante prestar atenção aos sentimentos que você encontrou em seu sonho. Esses sonhos geralmente são seguidos por um sentimento de vergonha e constrangimento.

O psicólogo Ian Wallace afirma que “isso significa que você se sente vulnerável em seu novo emprego ou em seu novo relacionamento e tem medo de que os outros saibam sobre suas fraquezas e desvantagens.” No entanto, se em vez de você sentir vergonha, sentir orgulho de si mesmo, o sonho tem o significado oposto. Talvez você sinta a falta de reconhecimento e admiração e gostaria que os outros enxergassem mais seus talentos e também sua personalidade.

5 – Ser perseguido

Sonhar que está sendo perseguido tem vários significados diferentes. O especialista no campo dos sonhos chamado Lauri Loewenberg, afirma: “Pessoas que tendem a evitar conflitos e que têm medo de causar problemas, terão o sonho recorrente de serem perseguidas”.

Preste atenção no que está perseguindo você – isso simboliza um sentimento desagradável ou situação que você tenta não pensar na vida real. Pode ser dívida ou vício. Se você é perseguido por uma pessoa que conhece, pense no que ou com quem você associa essa pessoa. Isso indicar alguma outra pessoa ou até mesmo uma parte de sua personalidade que você não quer admitir (como um talento ou aspiração oculta) em seu sonho.

Há também uma teoria que afirma que o sonho de fugir de alguém simboliza os ecos dos instintos primitivos que estão em nossos genes graças aos nossos ancestrais. Tudo porque eles estavam constantemente fugindo de predadores.

6 – Equipamentos ou veículos com defeito

No sonho, você tenta usar algum gadget ou dispositivo e ele quebra imediatamente. Por exemplo, seu telefone para de funcionar e você não consegue ligar para ninguém. De acordo com Patricia Garfield, esses sonhos são mais frequentemente vivenciados por mulheres e simbolizam preocupações sobre relacionamentos ou a perda de uma conexão emocional com alguém.

Os sonhos em que você está tentando dirigir um veículo que não funciona bem ou que está quebrado estão dentro da mesma categoria. É provável que você esteja com falta de suporte e não consiga lidar com uma situação difícil sozinho.

7 – Uma catástrofe ou um apocalipse

É provável que cada um de nós tenha sonhado com catástrofes naturais ou causadas pelo homem, onde tememos pela nossa própria vida e pelas vidas de pessoas próximas a nós. Esses sonhos podem indicar problemas pessoais que ficaram fora de controle ou são resultado de nos sentirmos ameaçados por algo. É claro que notícias constantes nos jornais sobre catástrofes e atos terroristas também pioram a situação. Como resultado, começamos a nos sentir vulneráveis ​​no mundo moderno.

Às vezes, quando temos um pesadelo, tentamos gritar bem alto, mas sentimos que a voz não sai, o que causa um medo ainda maior. Os psicólogos chamam isso de paralisia do sono. Durante a última fase do sono, no tempo em que temos sonhos, nosso cérebro paralisa propositalmente o corpo para que possamos ficar parados e não “viver” durante o sono (correr, pular, etc). As pessoas que têm paralisia do sono geralmente acordam antes do final da última fase e entram em um estado entre o sono e a realidade por um curto período de tempo. Isso pode ser sentido como uma incapacidade de se mover, falar e, em alguns casos, respirar.

8 –  Queda

Na idade adulta, vamos sonhar mais frequentemente que estamos caindo do que voando. Segundo o psicólogo Ian Wallace, sonhar com queda simboliza o medo de perder o controle. Você não pode mais controlar algo em sua vida porque algumas mudanças drásticas para as quais você não estava preparado aconteceram em sua vida. Pense em qual esfera da vida (trabalho, relacionamentos, finanças, saúde, etc.) você se sente mais reprimido ou vulnerável, assim como as formas de corrigi-la.

Alguns cientistas associam sonhos de queda com uma fisiologia simples. À medida que o corpo mergulha no sono, o sistema nervoso começa a se acalmar, a pressão arterial e o ritmo cardíaco diminuem e o cérebro adormecido (especialmente se estiver sobrecarregado durante o dia) pode perceber essa mudança fisiológica como perigo ou uma morte próxima, fazendo você acordar de repente. A versão oposta deste sonho é voar, o que significa libertar-se de algum fardo pesado e obter a liberdade desejável.

9 – Estar atrasado

Os sonhos que você corre atrás de um trem que está partindo ou atrasado para uma reunião importante podem ocorrer com bastante frequência. De acordo com o especialista em sonhos, Michael R. Olsen, eles podem simbolizar o medo de perder algo muito importante em seus relacionamentos ou na educação de seu filho, por exemplo.

Se você está constantemente sobrecarregado e não tem muito tempo para realizar as coisas na vida real, seu subconsciente está sinalizando que é hora de reconsiderar sua agenda e liberar tempo para as coisas que realmente importam.

10 – Cômodo desconhecido

Sonhar com cômodos desconhecidos são sonhos sobre autoconhecimento. Se você se encontrar em uma casa desconhecida em seu sonho, isso significa que você não se conhece bem e tenta negligenciar alguns lados da sua personalidade. Uma sala desconhecida separada simboliza que você tem um talento, habilidade ou oportunidade oculta que não usa.

Fonte: Bright Side

Fonte: Tudo Interessante

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias