plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Pesquisa mostra que fio dental causa câncer e tamanho menor do pênis

Que ‘o perigo mora dentro de casa’ todo mundo já sabe, mas uma recente pesquisa revelou um novo inimigo caseiro que ninguém desconfiava: o fio dental. Você imaginava que, ao passar o fio dental nos dentes, você está tendo contato com uma substância chama

Que ‘o perigo mora dentro de casa’ todo mundo já sabe, mas uma recente pesquisa revelou um novo inimigo caseiro que ninguém desconfiava: o fio dental.

Você imaginava que, ao passar o fio dental nos dentes, você está tendo contato com uma substância chamada perfluoroalquiladas (PFAS), que é altamente cancerígena? É verdade!

A reportagem foi publicada pelo jornal USA Today e ainda revelou qual marca é a mais contaminada.

Os PFAS têm intensa ligação com os cânceres renal, de testículo, de próstata e de mama, com doenças da tiroide e colesterol alto, diminuição da fertilidade e problemas no sistema imunológico.

Além desse turbilhão de males, a substância ainda pode provocar baixa contagem de espermatozoides, tamanho menor do pênis, doenças metabólicas como obesidade e diabetes, resposta vacinal reduzida, colite ulcerativa, afetam o crescimento, a aprendizagem e o comportamento de bebês e crianças mais velhas, diminuem a chance de uma mulher engravidar e interferem com os hormônios naturais do corpo.

A pesquisa foi feita por cientistas da Silent Spring Institute, em Newton, Massachusetts, e do Public Health Institute, em Berkeley, Califórnia. Foram medidas 11 tipos de PFAS em amostra de sangue de 178 mulheres.

As mulheres que usaram o fio dental da marca Oral-B revelaram níveis mais altos de um tipo de PFAS, o PFHxS (ácido perfluorohexanossulfônico), em comparação com as que não usaram. Para ter certeza dos resultados, os investigadores analisaram 18 marcas de fio dental – incluindo três produtos da linha Glide – para identificar a presença de fluoreto, um marcador PFAS.

Os resultados foram publicados na revista Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology.

O fio dental Oral-B Glide é feito com produtos químicos PFAS tóxicos, compostos semelhantes aos utilizados na polêmica Teflon.

PFAS

O perfluoroalquiladas (PFAS) é uma substância química à prova de água e gordura. Eles são encontrados em embalagens de alimentos, como pipoca, e em materiais de camping e resistentes à água.

O PFAS é resistente e, por isso, uma vez em contato com as pessoas, ficará no corpo durante a vida toda e continuará a se acumular.

A substância tóxica também adere às partículas de poeira. Então, se você tem uma casa empoeirada, é provável que você esteja respirando PFAS.

Oral-B

Em uma mensagem ao jornal americano USA Today na quinta-feira, a fabricante declarou que não encontrou nenhuma das substâncias detectadas no estudo em seu fio dental.

“A segurança das pessoas que usam nossos produtos é nossa maior prioridade. Nosso fio dental passa por testes de segurança completos e nós apoiamos a segurança de todos os nossos produtos”, disse a empresa.

Fonte: Cura Pela Natureza

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias