plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Você sente vontade de apertar e morder coisas fofas? Entenda o porquê!

Quem nunca sentiu vontade de esmagar, apertar e morder os animazinhos ou mesmo crianças fofas? Todos esses impulsos são chamados de cute aggression, ou melhor, "agressão fofa". Este comportamento é tão comum que está sendo estudado por algumas das melhore

Quem nunca sentiu vontade de esmagar, apertar e morder os animazinhos ou mesmo crianças fofas? Todos esses impulsos são chamados de cute aggression, ou melhor, "agressão fofa". Este comportamento é tão comum que está sendo estudado por algumas das melhores universidades do mundo.

Há alguns anos, a Universidade de Yale tornou “cute agression” um termo acadêmico, comprovando que pessoas expostas a imagens fofíssimas de animais estouram mais plástico-bolha do que as que observam fotos corriqueiras. Mas, como explicar esse fenomeno?



Em um estudo recém-publicado pela Universidade da Califórnia os pesquisadores observaram como o cérebro reage quando alguém sente a tal agressão. O estudo contou com 54 voluntários, onde eles foram expostos a imagens fofas (qualquer filhote de mamífero) e imagens não-fofas (algo neutro quanto à fofura). A reação cerebral deles era monitorada a todo instante.

Após os exames, os pesquisadores concluíram que a reação da agressão à fofice está bastante associada a dois fatores: de um estímulo muito grande ao sistema de recompensa do cérebro ou seja, alguém que sente muito prazer em observar objeto fofo e uma sobrecarga do sistema que processa emoções. Quanto menor era o prazer que alguém sentia ao ver um bebê ou um cãozinho fofo, menor a chance de sentir a tal agressividade.

Cerca de 35% dos voluntários não sabia o que era a “vontade de apertar essa fofurinha”. Os demais, porém, já estavam bastante acostumados com o sentimento. Os resultados indicam, então, que a "agressão fofa" é uma resposta desenvolvida para dar uma pausa no cérebro. A sensação de overdose de fofura pode ser exatamente o que o cérebro sente.

Outra explicação para tais instintos é que a fofura funciona como uma sobrecarrega dos “processadores” e impede que o cérebro do adulto funcione direito fazendo com que um mecanismo impeça essa uma possível pane do sistema cerebral.

(Com informações da Super Interessante)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias