plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Conheça a misteriosa nuvem que matou milhares de pessoas e animais

O caso misterioso aconteceu no dia 21 de agosto de 1986 quando 1.746 pessoas, além de 3,5 mil cabeças de gado morreram após inalar gases tóxicos que vinham de um lago vulcânico, atingindo vários vilarejos no noroeste de Camarões. Em relatos, sobrevivente

O caso misterioso aconteceu no dia 21 de agosto de 1986 quando 1.746 pessoas, além de 3,5 mil cabeças de gado morreram após inalar gases tóxicos que vinham de um lago vulcânico, atingindo vários vilarejos no noroeste de Camarões.

Em relatos, sobreviventes contam que do dia para a noite, vários corpos estavam jogados pelas ruas da comunidade. “Na manhã seguinte vi que tinha gente jogada na rua. Alguns, mortos. No nosso povoado perdemos muitos, umas 75 pessoas”, conta um sobrevivente.

Na época o desastre mobilizou até mesmo o presidente do país da Nigéria, o que deu início a uma série de investigações científicas durante várias semanas para descobrir o que aconteceu.

“Ainda tinha corpos de pessoas e bichos espalhados pelas colinas. Quando chegamos no povoado de Nyos, o silêncio era total, não tinha vida. E quando nos aproximamos do lago, vimos que suas águas estavam calmas, mas havia plantas e peixes mortos na superfície e nas margens”, contou Peter Baxter, médico britânico que chegou à região duas semanas após a tragédia.

“Quando fomos ao logo e começamos a analisar as amostras, vimos que na água não tinha enxofre, nem nas plantas que rodeavam o lago e que tinham sido expostas à nuvem de gás”, explica George Kling, professor da Universidade de Michigan (Estados Unidos). Segundo ele, tudo indica que o dióxido de carbono ficou em formação no fundo do lago durante vários anos.

“Como o lago é muito estratificado, ou seja, é muito fundo, e as camadas de cima não se misturam com as de baixo, o gás que se formou nas camadas de baixo estava preso. Isso fez com que se acumulasse com muita pressão”, conclui.

O Nyos continua sendo uma ameaça em potencial desde aquela época. E na tentativa de evitar mais uma tragédia, foi instalado um sistema de tubos para permitir que o gás carbônico, caso seja expelido, seja desviado do fundo do lago com segurança.

(Com informações da BBC)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias