plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Este mapa mostra o impacto que você sofreria no caso do lançamento de uma bomba atômica

Nós já mostramos para vocês conteúdos sobre bombas atômicas, como a matéria que mostra a cidade de Hiroshima antes de ser destruída pela bomba atômica e o que aconteceria se jogássemos uma bomba atômica dentro de um vulcão, mas vocês já pensaram no que ac

Nós já mostramos para vocês conteúdos sobre bombas atômicas, como a matéria que mostra a cidade de Hiroshima antes de ser destruída pela bomba atômica e o que aconteceria se jogássemos uma bomba atômica dentro de um vulcão, mas vocês já pensaram no que aconteceria se uma bomba atômica fosse jogada perto de onde você mora?

Não precisa se desesperar, pois o site Nuke Map, um simulador que foi desenvolvido por Alex Wellerstein (historiador e professor do Instituto de Tecnologia Stevens, nos EUA), mostra exatamente os efeitos de uma bomba atômica em cada lugar do mundo.

Para vocês terem uma noção, uma bomba atômica equivalente a “Little boy” (como ficou conhecida a bomba lançada em Hiroshima) lançada na cidade do Rio de Janeiro, mataria cerca de 34 mil pessoas e deixariam mais de 60 mil feridas. No mapa abaixo vocês podem conferir os efeitos de uma área que vai da Central do Brasil ao Aeroporto Santos Dumont.

O círculo amarelo do mapa representa a bola de fogo da explosão, com um raio de 180 m. O círculo vermelho mostra a área de explosão no ar com uma pressão de 20 psi e com um raio de 340 metros. Já o círculo verde tem uma área de raio de 1,2 km, onde até 90% das pessoas poderia morrer se não fossem tratadas por médicos.

O círculo azul, com um raio de 1,67 km, mostra a área onde a explosão ocorreria com pressão de 5 psi, onde a maioria dos prédios residenciais colapsariam e todas as pessoas ficariam feridas. Já o círculo laranja, com raio de 1,91 km, mostra onde as pessoas teriam queimaduras de terceiro grau, sérias cicatrizes, invalidez ou amputação.

Segundo a professora Emico Okuno, do Instituto de Física da USP, “os efeitos diminuem aos poucos à medida que se afasta do epicentro. Mas não é que dentro do mesmo raio foi tudo igual. Os efeitos se sobrepõem. Grande parte das mortes imediatas [em Hiroshima] ocorreu devido às queimaduras em todo o corpo e ao trauma por terem sido lançadas no ar pela onda de calor e de choque. A morte devido à radiação ionizante foi posterior”.

Mas e na sua cidade, você sabe qual seria os resultados de uma bomba atômica? Clique aqui e descubra, mas não esqueça de comentar o estrago que sua cidade teria.

Fonte: Fatos Desconhecidos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias