plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

Como a peste negra se espalhou pela Europa?

Antes de mais nada, vamos explicar para os nossos leitores como foi a peste negra na Europa. Para quem está desinformado, a Peste Negra foi uma epidemia que matou cerca de um terço da população da Europa, isso em meados do século XIV. Como na época as cid

Antes de mais nada, vamos explicar para os nossos leitores como foi a peste negra na Europa. Para quem está desinformado, a Peste Negra foi uma epidemia que matou cerca de um terço da população da Europa, isso em meados do século XIV. Como na época as cidades tinham uma péssima higiene, a doença estava em um lugar propício para a sua propagação. Lixos e excrementos eram facilmente encontrados na rua, isso sem citar as casas pequenas e lotadas, o que facilitava a reprodução de ratos.

Bom, e aí está o grande erro das pessoas nessa época, deixar os ratos se proliferarem. Isso porque a doença se proliferou na época através das pulgas que continha a bactéria da peste, chamada Yersinia pestis. Mas o que os ratos tem a ver com isso? O fato é que as pulgas, por sua vez, eram “transportadas” por ratos, já que elas se hospedavam nos roedores.

Mas essa não era a principal via de infecção da doença, na verdade, as rotas de comércio, peregrinação e turismo entre as cidades também ajudaram na proliferação da bactéria. Dizem que a origem da doença foi a Roda da Seda da Ásia Central para a Crimeia, de onde se espalhou para todos os cantos da Europa através de rotas comerciais.

Foram tantas pessoas que morreram na época que o acontecido marcou a produção científica, religiosa e artística. Além do quadro de Pieter Brueghel, O Triunfo da Morte (imagem abaixo), ainda podemos citar o trecho do livro Decameron, de Giovanni Boccaccio.

Muitos médicos da época tentaram tratar a doença, como Guy de Chauliac, mas os motivos do fim da peste negra estão ligados ao próprio ciclo natural da doença,  pois com muitas mortes, houve uma grande dificuldade para continuar a propagação da epidemia.

Esse fato histórico serve para chamar a nossa atenção para as grandes cidades em caso de uma epidemia hoje. Identificar um fator de risco pode nos poupar tempo, recursos e esforços para tentar minimizar a propagação. Mas e aí, vocês sabiam como a peste negra tinha se espalhado pela Europa? Comentem!

Fonte: Fatos Desconhecidos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias