plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CURIOSIDADES

7 coisas que vão desaparecer para sempre se as abelhas sumirem

Quando falamos de abelhas, opiniões sempre se dividem. Existem aquelas pessoas que morrem de medo desses pequenos insetos, até porque, só quem já foi picado sabe o quanto dói, e além disso, muitos ainda desenvolvem um certo tipo de alergia que pode causar

Quando falamos de abelhas, opiniões sempre se dividem. Existem aquelas pessoas que morrem de medo desses pequenos insetos, até porque, só quem já foi picado sabe o quanto dói, e além disso, muitos ainda desenvolvem um certo tipo de alergia que pode causar vermelhidão, e nos piores dos casos, dores e inchaço. Caso a pessoa sofra múltiplas picadas, é ainda pior, já que pode ter reações bem piores, como náuseas, vômitos e até mesmo taquicardia.

Bom, a verdade é que as abelhas, no geral, por mais que possam nos causar tudo isso com uma simples picada, são essenciais para nossa sobrevivência, visto que são ótimas polinizadoras e são responsáveis pelo desenvolvimento de grande parte de nossos alimentos naturais. Pensando nisso, separamos aqui 7 coisas que poderiam simplesmente desaparecer do nosso planeta, caso as abelhas por algum motivo, fossem extintas. Dá uma olhada!

1 – O café

Sim, o nosso amado cafezinho poderia simplesmente sumir caso as abelhas desaparecessem do mundo. E por que? Bom, as abelhas são as agentes polinizadoras primárias do café, ou seja, sem a ajuda delas, ele e outros frutos por aí, ficariam sujeitos somente a ações do vento, o que dificultaria e muito, seu processo de reprodução, ocasionando na diminuição da força da indústria cafeeira. O fato é que ninguém morreria de fome nem de sede por isso, mas o café é um grande representante na indústria mundial, e é o queridinho de muita gente.

2 – A indústria de roupas

Bom, isso afetaria principalmente as confortáveis roupas feitas de algodão. As abelhas também desenvolvem um papel importante ajudando na polinização do algodão, e caso elas por algum motivo fossem extintas, o algodão também teria dificuldades em se reproduzir, fazendo com que as indústrias que dependam do produto, sofram uma grave queda, e uma dessas, seria a indústria de roupas. Claro que ainda teríamos a opção de usar tecidos alternativos, até porque, não seria novidade pra ninguém, mas o fato é que  algodão… Com certeza faria falta!

3 – As nozes

Já podemos perceber que as abelhas desempenham um importante papel em várias áreas de nosso consumo, inclusive, no desenvolvimento de nozes e castanhas. Elas também auxiliam no processo de polinização, principalmente de amêndoas e da castanha de caju. O processo de polinização pode ser feito artificialmente, mas não é nem de perto, tão eficiente quanto as abelhas. Na África, por exemplo, elas ajudam e muito fazendas familiares produtoras de nozes, aumentando sua lucratividade.

4 – Algumas transportadoras

Você pode até pensar que isso não tem nada a ver com as abelhas, mas está enganado. Muitas transportadoras trabalham diretamente com o transporte de alimentos, e se as abelhas sumissem, isso resultaria na perda de mais de 50% de nossos alimentos mais comuns, principalmente algumas frutas e vegetais. Além de isso se transformar em um grave problema de saúde global, ainda causaria o desemprego de diversas pessoas mundo afora, sendo caminhoneiros, ou colaboradores de indústrias que atuam neste ramo.

5 – O biocombustível

Não é novidade que o biocombustível é uma alternativa sustentável e que tem a capacidade de revolucionar a indústria de combustíveis. Sua principal fonte está nas plantas, que passam por um processo e são transformadas nesse valioso combustível, mas é aí que mora o perigo. Muitas dessas plantas também são polinizadas por abelhas, um bom exemplo é a canola, que só se mantem viva com a ajuda dos pequenos insetos, e por sinal, é o principal ingrediente do biocombustível mais eficaz.

6 – A economia mundial

Certamente a ausência das abelhas implicariam em uma série de coisas negativas, inclusive, atingiria diretamente a economia mundial. Isso porque, na América Latina, por exemplo, uma das principais fontes de renda na economia são as bananas, estas que dependem e muito das abelhas para conseguirem se reproduzir. Já na Ásia, o algodão representa uma quantidade significativa de seu PIB (produto interno bruto). As abelhas representam bilhões e bilhões na economia mundial, e ficar sem elas, resultaria em graves consequências.

7 – A raça humana

Bom, a essa altura já devia ser esperado. Se a falta das abelhas poderia ocasionar a falta de alimentos, desempregos, quebra de indústrias e da economia… Certamente também poderia acabar com a humanidade. Todas essas consequências negativas fazem com que cientistas e engenheiros não acreditem na possibilidade de que sobreviveríamos por muito tempo.

Muitos acreditam que “a extinção das abelhas e dos humanos, caminham de mãos dadas”, porém, ainda existem aqueles que não tem ideias tão radicais assim, e acham que apenas enfrentaríamos grandes dificuldades econômicas, e teríamos problemas mundiais com a fome, mas seria só até conseguirem desenvolver um método que pudesse desempenhar o papel das abelhas. Ainda assim, as consequências seriam pesadas.

E então pessoal, o que acharam? Diz aí pra gente nos comentários!

Fonte: Fatos Desconhecidos

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Curiosidades

Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

Últimas Notícias