plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
BIZARRO

Médicos alertam sobre doença conhecida como 'língua peluda'

A revista científica The New English Journal of Medicine, noticiou recentemente o caso de uma americana de 55 anos, que logo após sofrer um acidente de trânsito e fazer o tratamento por meio do antibiótico minociclina, começou a sentir náuseas e um sabor

A revista científica The New English Journal of Medicine, noticiou recentemente o caso de uma americana de 55 anos, que logo após sofrer um acidente de trânsito e fazer o tratamento por meio do antibiótico minociclina, começou a sentir náuseas e um sabor ruim na boca, e ao acordar um certo dia, estava com a língua preta e textura espessa.

A doença é popularmente conhecida como língua peluda. É uma patologia benigna e reversível, no entanto, pode gerar traumas profundos. Devido as suas características deixam a língua com aspecto peculiar, áspero e com pigmentação muito escura, o que causa muito desconforto e constrangimento em quem é acometido.

De acordo com o especialista em Periodontia, Umberto Ramos, ouvido pelo site Folha Vitória, a língua peluda atinge cerca de 0,5% dos adultos e a principal manifestação clínica se dá pelo acumulo de queratina nas papilas filiformes, órgão responsável por maior parte de nossa sensibilidade gustativa.

De acordo com o especialista, a coloração não necessariamente será negra ou castanho escura. Ainda, segundo o médico, essa pigmentação ocorre pelo acumulo de bactérias bucais, que produzem pigmentos escuro enegrecido e são as mesmas bactérias do tártaro.

Além dessas bactérias, o escurecimento da língua também pode vir de substâncias ingeridas ou inaladas, como café, tabaco e cannabis sativa. A língua pilosa pode também ser causada pela halitose, (mal hálito). Nesse caso uma boa higiene bucal é extremamente importante para evitar o avanço, assim como demais doenças bucais, alguns exemplos são cáries e gengivite, que podem levar a perda dentária quando não tratadas.

No tratamento para esse tipo de doença, basta suspender o agente que está provocando ou acelerando a patologia. No caso da americana, foi suspensa a administração do antibiótico e quatro semanas depois a língua da paciente voltou ao normal.

(Com informações do site Folha Vitória)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias