DOL QUER SABER

MAIS PERGUNTAS

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Alunos ricos deveriam pagar por universidades públicas?

Quinta-Feira, 30/11/2017, 11:48:41 11 comentários Tamanho da fonte: A- A+

As universidades públicas brasileiras vêm atravessando forte crise financeira. Para tentar sair dessa situação a proposta de cobrar mensalidade de alunos de maior renda foi cogitada. Em relatório divulgado nesta semana, o Banco Mundial defende a medida, argumentando que universidade pública brasileira é ineficiente e injusta.


Para seus economistas e outros apoiadores do fim da gratuidade, não é correto que toda a sociedade financie os estudos dos jovens de classes mais altas. Já os que se opõem à cobrança dizem que ela não seria suficiente para resolver a crise e propõem aumentar impostos sobre os mais ricos para financiar a educação.


Você acha que as universidades públicas deveriam cobrar mensalidade de alunos ricos?


Opine!

11 Comentários

  • 13340 - Renato Ewerton - Terça-Feira, 12/12/2017, 10:35:24

    Não, o poder público deveria dar condições pra que todos se preparecem de maneira a concocorrer em igualdade com cursinhos que estão aprovando em massa. oportunidade a diferença está preparação.

  • 13334 - Luisa - Quinta-Feira, 07/12/2017, 12:14:10

    De forma alguma. O Governo dele promover educaçãode qualidade de graça. É fato que os estudantes ricos entram com maior facilidade na universidade,mas isso é porque a educação de ensino médio pública é uma desgraça e eles ,geralmente,estudam em colégios melhores. Ou seja,é necessário investir na educação como um todo,não cobrar duas vezes de estudantes (porque eles já pagam impostos que deveriam ir para o fundo univertário).

  • 13321 - Marcos - Terça-Feira, 05/12/2017, 01:50:49

    deve ser cobrado tanto do rico quanto do pobre, recebem ensino gratuito e quando se formam não dão nenhum retorno pra sociedade!

  • 13320 - Charles Babbage - Segunda-Feira, 04/12/2017, 17:44:43

    Por mim cobrava de todo mundo mesmo! Cada comentário imbecil aqui que só demonstra a desgraça e ineficácia que é o ensino público de nível superior. Vejam só o sujeitinho aí. Dizendo que precisa de ensino público gratuito de qualidade para todos! KKKK. Não quer aproveitar e pedir para chover suquinho de laranja??

  • 13319 - Vitor - Sexta-Feira, 01/12/2017, 13:38:45

    O ensino público deve ser igual para todos, e mais vocês acham que vão ser os ricos que vão ter que provar que são ricos?
    vai ser bem mais difícil pro pobre entrar na universidade

  • 13318 - biro-biro - Quinta-Feira, 30/11/2017, 16:03:09

    O ensino deve ser público e de qualidade para todos. Essa história de cobrar mensalidade é da época do Fernando Henrique Cardoso (lazarento PSDB). É falacioso dizer que os ricos são maioria nas Universidades, não são!!!!

  • 13317 - Marcos - Quinta-Feira, 30/11/2017, 15:15:26

    O ensino público é um direito constitucional! Somos um país rico, mas com a renda má distribuída, carga tributária vergonhosa e um governo corrupto desde a "descoberta" do Brasil. Devemos cortar é as regalias dos políticos, isso sim! Professores recebem um salário tão irrisório diante da magnitude do oficio e na maioria das vezes quando falta merenda nas escolas é o professor que tira do próprio bolso para cobrir o que é papel do governo! Qual é a sua responsabilidade na desordem da qual se queixa?

  • 13316 - Carlos - Quinta-Feira, 30/11/2017, 14:44:40

    Literalmente NÃO, o ensino público universitário é a garantia da isenção no ensino e pesquisa de mecanismos mercadológicos que objetivam o lucro máximo sem qualidade. É a volta da compra do canudo. Seria uma prostituição generalizada da educação superior.

  • 13315 - FRANCISCO GOUVEA - Quinta-Feira, 30/11/2017, 14:12:49

    Entendo que as cotas para estudantes de escola pública já reduzem as desigualdades, pois grande porte das vagas é preenchida por estudantes de baixa renda. O que deveria ter, era a obrigatoriedade para as cotas de escolas particulares, tivessem a condicionante de que que os formandos prestassem, obrigatoriamente, serviços gratuitos a sociedade, de preferência no interior, ganharia apenas uma ajuda de custo, tal condição dariam um senhor retorno social a quem bancou a formação deste aluno.

  • 13314 - Marcelo Lima - Quinta-Feira, 30/11/2017, 14:08:42

    Acredito que sim deveriam pagar, uma vez que eles podem bancar a continuidade de seus estudos, já os mas pobres são os mas prejudicados com toda essa maioria de universitários da classe C, Acho que deveria ser Publico para pessoas que realmente não podem pagar as mensalidades de uma particular, até por que as pessoas com grande poder aquisitivo podem muito bem pagar o ensino fundamental, médio e se preciso cursinho, ou seja, estão mas bem preparados para concorrer as vagas de universidades públicas, sendo que eles podem muito bem pagar uma universidade particular. Já os pobres estudantes de ensino publico fundamental e médio tem poucas chances de entra numa universidade pública, e são os mesmos que não tem, e acho muito difícil poderem pagar uma particular.
    Cada uma cadeira ocupado por um rico na faculdade pública é um tapa na cara do pobre,
    O engraçado é que isso não acontece quando se trata de Saúde, é claro que os mesmos de maior renda não vão parar no sistema único de saúde -SUS por que podem pagar um plano de Saúde.

  • 13313 - Enock Mesquita Ferraz Jr - Quinta-Feira, 30/11/2017, 12:17:35

    O problema é que os governantes querem jogar todas as consequências das suas devidas incompetências nas costas da população, e se começarem a cobrar já sabem onde vai para esse dinheiro né, nos bolsos dos políticos, bando de hipócritas.