DOL QUER SABER

MAIS PERGUNTAS

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Você concorda com faixas exclusivas para ônibus?

Quinta-Feira, 09/11/2017, 08:38:30 15 comentários Tamanho da fonte: A- A+

Belém, que já foi inovadora com implantação de bondinhos praticamente um século atrás, atualmente segue implantando com atraso alguns sistemas que poderiam melhorar o tráfego de pessoas e veículos na cidade. Enquanto a população aguarda a criação de fato do já defasado BRT, a partir do dia 20 será ativada a primeira etapa do sistema BRS.


Caracterizado por faixas exclusivas para ônibus comuns em grandes corredores de tráfego, o sistema BRS funcionará na faixa da direita das vias que receberam a nova sinalização e passarão a ser exclusivas para ônibus: na Governador José Malcher (da José Bonifácio à Visconde de Souza Franco), Conselheiro Furtado (da Castelo Branco à Padre Eutíquio) e Castelo Branco (que servirá de integração entre a Governador José Malcher e a Conselheiro Furtado).


A partir do funcionamento das faixas exclusivas, ficará proibida a circulação de veículos particulares na faixa de ônibus. A manobra dentro da faixa só será permitida para o acesso de imóveis ou conversões à direita. A fiscalização será realizada, principalmente, por radares eletrônicos e se dará de maneira inteligente e integrada entre os aparelhos, que garantirão que a faixa seja utilizada exclusivamente pelos coletivos.


O veículo comum que acessar a faixa para manobras permitidas pode ser registrado por um radar, mas a infração, que estará baseada no artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro, só será consumada no registro do segundo radar, quando caracterizar que ele trafegou por mais de um quarteirão dentro da faixa exclusiva. Agentes de transporte ficarão responsáveis em fiscalizar os ônibus que saírem da faixa em local não permitido. 


E você, o que acha? É a favor das faixas exclusivas ou acredita que é melhor manter a distribuição do espaço como está? 


(Com informações da Agência Belém)

15 Comentários

  • 13295 - marcos silva - Segunda-Feira, 13/11/2017, 23:03:19

    não vai adiantar nada!primeiro que os motoristas de ônibus nao respeitam ninguem,eles pensam que são donos das ruas.

  • 13294 - - Segunda-Feira, 13/11/2017, 14:48:24

    Concordo, só acho que antes disso os órgãos de transito deveriam reduzir o número de paradas de ônibus, pois tem uma a cada quarteirão, e sincronizar os semáforos, de modo a fazer com que os corredores de trânsito mais importantes tenham sincronismo no abrir/fechar dos semáforos. Aqui quando abre um sinal, no quarteirão seguinte ele fecha, o que só serve para travar o fluxo

  • 13292 - Roberto - Sexta-Feira, 10/11/2017, 10:53:02

    A razão é saber por que transitam tantos ônibus em vias principais.
    As linhas não são licitadas e por isso os empresários transitam por onde os ajustes com a prefeitura lhes agrade.
    Por que todas as linhas tem de circular por uma mesma via???
    Distribuí-las com licitação é que resolveria a questão e não esse arremedo furado....
    Ainda mais porque sabemos que não serão fiscalizados.

  • 13291 - pp - Quinta-Feira, 09/11/2017, 15:47:12

    concordo, só não acredito que os onibus irão respeitar a faixas dos carros, como se ve hoje por Belém, ligam a seta e não estão nem ai se tiver algum carro ao lado o carro que tem que se virar para freiar e deixar eles passarem, uma falta de respeito e educação enorme por parte destes que se dizem profissionais do volante

  • 13290 - - Quinta-Feira, 09/11/2017, 14:38:09

    concordo plenamente,vai ser ótimo para nossa cidade, mas tenho minhas duvidas se vai funcionar,pois nosso transportes públicos estão cheios de motoristas mal educados, analfabetos que não sabem nada sobre leis de trânsitos ou que as respeitem. No entanto esses motoristas muitas vezes não são punidos pelos seus atos mas acredito se esses fossem advertidos pelas suas atitudes no trânsito não precisaríamos de faixas exclusivas para ônibus.

  • 13289 - Joel - Quinta-Feira, 09/11/2017, 14:03:08

    A questão não é concordar, ou não concordar, e sim se irá ter algum efeito positivo no tráfego dessas vias onde o BRS foi instalado.
    Eu particulamente acho que não. Principalmente na av. Gov. José Malcher. Uma via saturada pela quantidades de coletivos urbanos que seguem em uma via sem a mínima estrutura de tráfego. Não sei pq não inverte os sentidos das avinidas Magalhães Barata/Nazaré e Gov. José Malcher, talvez o efeito possitivo fesse melhor.

  • 13288 - Lobo - Quinta-Feira, 09/11/2017, 12:42:11

    Agora a semob tem que promover um curso para motorista de ônibus entender como funciona a faixa

  • 13287 - Paulo Ricardo - Quinta-Feira, 09/11/2017, 12:15:38

    Mais uma forma da prefeitura arrecadar dinheiro, porque os onibus não apenas traferao só nas faixas exclusivas, assim dificultando as demais faixas de veiculos particulares. Totalmente atrasado esse sistema. Oque falta e trocarem esses onibus velhos e colocarem mais frotas novas.

  • 13286 - Luan - Quinta-Feira, 09/11/2017, 12:11:05

    O BRS é bem vindo, porém, enquanto não for realizado o reordenamento do transporte público, ou seja, a eliminação das linhas sobrepostas (inúmeros ônibus com o mesmo itinerário), o sistema arcaico 'bairro-centro', além disso a educação de ambos os condutores. Para isso deveria ser levado a sério o gasto milionário do terminal mangueirão* e da estação São brás, subutilizadas, para a integração dos ônibus. Ao contrário, não haverá fluidez no BRS e consequentemente, os motoristas irão mudar de faixa.
    * A integração do Term. Mangueirão não funciona, são poucos ônibus e tem aqueles que nem entram no terminal devido a pressa.
    OBS: Estamos reféns dos empresários que não querem integrar e nem melhorar essa imundície.

  • 13285 - Luiz - Quinta-Feira, 09/11/2017, 11:29:42

    Acho que a semob está trabalhando para melhorar o transito, deixar do jeito que está não pode, por isso parabenizo pela iniciativa e torço para que dê certo. Vamos apoiar DOL.

  • 13284 - MARCOS BRAGA - Quinta-Feira, 09/11/2017, 11:13:06

    Eu concordo, só nao acredito que os motorista de onibus vão respeitar a sua faixa exclusiva.

  • 13283 - Ivan - Quinta-Feira, 09/11/2017, 11:10:14

    Concordo desde que os ônibus se mantenham em sua faixa, sem entrar em momento algum na faixa dos carros, exceto em caso de acidente dentro da faixa.

  • 13282 - junior - Quinta-Feira, 09/11/2017, 10:36:31

    Lamentável isso. Os ônibus irão passar por cima dos carros que tiverem de convergir à direita.

  • 13281 - Bernardete - Quinta-Feira, 09/11/2017, 10:32:02

    Acho importantíssimo essa implantação de faixa exclusiva para ônibus, inclusive sou a favor de que seja implantado esse sistema em toda cidade nas ruas mais movimentadas como a Almirante Barroso, Gentil, Magalhães Barata, Pedro Alvares Cabral etc... Super a favor, irá organizar e educar melhor o transito de Belém

  • 13280 - KAKAIO - Quinta-Feira, 09/11/2017, 10:12:06

    MAS JÁ AVISARAM OS MOTORISTAS DE ÔNIBUS SOBRE ISSO? PQ AQ É QUE NEM SODOMA E GOMORRA, SAMBA DO CRIOLO DOIDO...!