Notícias / zAppzApp

BELÉM

PSM da 14 fica sem energia durante horas e gerador não dá conta do serviço

Quarta-Feira, 16/01/2019, 20:34:30 - Atualizado em 17/01/2019, 16:03:35 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

PSM da 14 fica sem energia durante horas e gerador não dá conta do serviço (Foto: Reprodução/Whatsapp)
Durante a falta de energia elétrica, aparelhos de tomografia, raio-x, ar-condicionado e elevadores ficaram desligados (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Pacientes e acompanhantes ficaram sem energia elétrica, na noite desta quarta-feira (16), durante horas enquanto aguardavam atendimento ou eram atendidos no Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti (PSM da 14), em Belém.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), a falta de energia elétrica foi normalizada apenas no final da noite de hoje. A pane aconteceu devido um problema no alimentador da Rede Celpa, que ocasionou a oscilação na unidade hospitalar.

O PSM precisou recorrer geradores dos prédios A e B, mas o primeiro apresentou problemas por conta das oscilações e falhou, restando apenas um para todo o local.

Durante a falta de energia elétrica, aparelhos de tomografia, raio-x, ar-condicionado e elevadores ficaram desligados e voltaram apenas após a normalidade.

Inicialmente, o DOL procurou a Celpa para obter mais informações, que, por sua vez, afirmou que uma equipe foi até o local no horário da denúncia e não constatou nenhuma anormalidade na rede de energia, que, segundo a Sesma, foi normalizada já no final da noite.

Na tarde desta quinta-feira (17), a Celpa informa que "um imprevisto em um alimentador que atende o PSM, e áreas próximas, ocasionou a falta de energia no início da tarde de ontem (16), às 14h" e que "o serviço no hospital foi normalizado às 16h48, por meio das manobras realizadas pela concessionária no sistema para isolar o trecho e restabelecer o fornecimento no Pronto Socorro". A Celpa afirma ainda que "pela parte da noite, não havia nenhuma anormalidade na rede de energia que atende o PSM.Cabe ressaltar que de acordo com a Portaria n° 400, de 6 de dezembro de 1977, publicada pelo Ministério da Saúde, instalações hospitalares devem possuir sistema de geração auxiliar, independente da rede convencional de abastecimento. O gerador de energia deve garantir o funcionamento de equipamentos vitais e o atendimento a pacientes em qualquer momento. A manutenção desse sistema de geração auxiliar é de responsabilidade das instituições de saúde". 

(DOL)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL