plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ZAPPZAPP

Aprenda a identificar os sintomas da depressão

No mundo, existem 322 milhões de pessoas com depressão. Destas, 11,5 milhões estão no Brasil, o 5º país com maior incidência da doença no globo e o 1º da América Latina. Os dados são da Organização Mundial de Saúde, que fez um alerta em seu último relató

No mundo, existem 322 milhões de pessoas com depressão. Destas, 11,5 milhões estão no Brasil, o 5º país com maior incidência da doença no globo e o 1º da América Latina.

Os dados são da Organização Mundial de Saúde, que fez um alerta em seu último relatório: os números aumentaram em 18% entre 2005 e 2015. Mas a realidade pode ser ainda muito pior, segundo o psiquiatra André Motta. “A maioria dos casos não chega a ser diagnosticada”, aponta o especialista.

O tema foi um dos mais discutidos nas redes sociais nas últimas semanas, depois da estreia do seriado estadunidense “13 Reasons Why”, da Netflix, uma popular plataforma de TV por streaming.

A trama, que gira em torno do suicídio de uma adolescente vítima de bullying e assédio sexual e o impacto do ato em seus familiares e amigos, conscientiza o espectador sobre os riscos da doença e o aconselha a atentar aos sinais apresentados por quem pode estar passando pelo problema.

A preocupação se mostra pertinente, tendo em vista que a depressão é a 4ª doença mais incidente no país, segundo a Sociedade Beneficente Brasileira Albert Einstein.

André Motta adianta que depressão é diferente de tristeza e ansiedade. Enquanto que as duas últimas são emoções humanas comuns, experimentadas por todos em momentos passageiros sem apresentar prejuízos à saúde, a depressão é um problema sério e prolongado. Ela é uma síndrome com um conjunto de sintomas que afetam diretamente a vida pessoal e profissional do paciente e precisa ser tratada, sob o risco de levar ao suicídio.

“Ficar atento a mudanças intensas de comportamento dos seus familiares e amigos é de grande importância”, aconselha o psiquiatra. “Alteração do sono, da alimentação, isolamento, falar pouco, falar baixo, são alguns dos sinais que podem indicar um caso de depressão”, explica.

Segundo o médico, ao perceber que um conhecido está passando pelo problema, o indicado é orientá-lo a procurar ajudar com um profissional, como um psicólogo ou psiquiatra. “Não se deve, de forma alguma, tratar o caso como bobagem ou fraqueza”, acrescenta.



CAUSAS

A doença é multifatorial e pode ter origem tanto genética – pessoas com familiares de primeiro grau com depressão tem um risco de duas a quatro vezes maior de desenvolvê-la – ou ambiental, fatores externos como traumas, perdas, ou eventos estressores.

O tratamento pode ser desde apenas o acompanhamento terapêutico até a prescrição de medicamentos antidepressivos, dependendo do grau de depressão. Quando o paciente consegue levar sua vida normalmente, apesar dos sintomas, a depressão é considerada leve.

Se há prejuízos ao seu desempenho profissional e social, ela é moderada. A depressão é definida como grave quando há ocorrência de pensamentos suicidas e surtos psicóticos como alucinações visuais e auditivas.

Outro aspecto comum é a união da depressão com outros transtornos psicológicos. “Mais de 50% dos casos de depressão estão combinados com transtorno de ansiedade”, relata o médico. O transtorno é caracterizado por uma ansiedade intensa e generalizada, por mais de 6 meses, incluindo fadiga, insônia e vários outros sintomas em comum com a depressão.

“Também há casos de depressão com transtorno bipolar, em que o paciente tem episódios alternados de euforia e desânimo”, acrescenta. Para André, diagnosticar esses casos especiais é fundamental pois requerem tratamentos diferenciados.

(Arthur Medeiros/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em zAppzApp

Leia mais notícias de zAppzApp. Clique aqui!

Últimas Notícias