Notícias / Veículos

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Deixe seu veículo em ponto de bala para as férias

Quinta-Feira, 09/06/2016, 13:49:02 - Atualizado em 09/06/2016, 13:49:02 Ver comentário(s) A- A+

Deixe seu veículo em ponto de bala para as férias (Foto: )

Com a proximidade do período de férias, muitos motoristas submetem seus carros à estrada, a fim de buscar um local adequado para o descanso, geralmente longe do estresse e da rotina da cidade.

Para que a viagem transcorra de forma tranquila, é imprescindível que o veículo esteja em plenas condições para enfrentar horas de estrada, sem que o condutor entre em apuros durante a viagem. Pra começar, uma revisão das velas e dos cabos de ignição já evita possíveis transtornos.

 

Velas de ignição
A vela de ignição conduz a corrente elétrica sob alta tensão para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Ela também dissipa o calor gerado na combustão. Seu funcionamento deve ser verificado a cada 10 mil quilômetros. Se consultar o manual do fabricante, terá mais orientações específicas para seu veículo. É importante ressaltar que as condições de uso do carro, assim como a procedência do combustível que é utilizado no abastecimento, influem diretamente na durabilidade das peças.

Velas de ignição com a vida útil ultrapassada podem gerar uma série de problemas ao veículo, como queda de rendimento, dificuldades na partida, falhas no motor, aumento do consumo de combustível e emissão irregular de poluentes, além de reduzir a vida útil de outros componentes como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e até o catalisador.

 

Cabos de ignição
A função dos cabos de ignição é conduzir a alta tensão produzida pela bobina (transformador) até as velas, sem permitir fuga de corrente. A checagem dos cabos deve ser realizada a cada 60 mil quilômetros ou a cada 3 anos. Caso detecte o fim da vida útil das velas e dos cabos de ignição, eles devem ser substituídos. A troca é rápida e fácil, mas deve ser feita por profissionais capacitados, pois a instalação incorreta pode danificar o motor e comprometer o funcionamento do carro.

É válido ressaltar que cada veículo tem um modelo de velas e cabos apropriado. O uso de peças inadequadas compromete o funcionamento do motor e danificar o sistema de ignição. Além dessa manutenção preventiva, abasteça sempre em postos em que a procedência do combustível seja conhecida. (De Victor Pinto – Editor de Veículos dos cadernos Auto Destaque e Auto Serviço do jornal Diário do Pará)

Leia também:

Comentários