Notícias / Veículos

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Pneu descalibrado gera desgaste e poluição

Quarta-Feira, 14/10/2015, 13:54:44 - Atualizado em 14/10/2015, 13:56:08 Ver comentário(s) A- A+

Pneu descalibrado gera desgaste e poluição (Foto: )

Um em cada 5 motoristas da América Latina roda de pneu baixo, colocando sua segurança em risco, desperdiçando 100 milhões de litros de combustível por ano e aumentando a emissão de gases poluentes.
A baixa pressão causa um efeito extremamente negativo na durabilidade do pneu, devido ao excessivo trabalho da banda de rodagem e à flexão das paredes laterais. Muitos também não usam a tampinha da válvula, que mantém o mecanismo livre de umidade, pó e sujeira, evitando perder ar.
Outro dado relevante é que a maioria só calibra os pneus em postos de combustível. Poucos vão a centros de serviços especializados. Só que a maioria não sabe é que calibradores dos postos são muito desregulados em pressão, comparados aos calibradores profissionais dos centros.
A calibragem tem grande influência na resistência ao rolamento do pneu e é determinante no consumo. Dependendo do trajeto e do estilo de dirigir, a resistência representa de 18% a 26% da energia consumida por um veículo. Devido ao fato da baixa pressão aumentar essa resistência, isso tem efeito direto no consumo e na emissão de poluentes.
Por isso, sempre confira a pressão dos pneus e evite cargas desnecessárias no porta-malas. Também não esquente o motor do carro antes de começar a dirigir, não mantenha o motor ligado enquanto estiver parado, use sempre o freio-motor, acelere suavemente e mantenha uma velocidade constante.

Leia também:

Comentários