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Desvio no km 8 da BR-316 é ativado para drenagem na rodovia

Desvio de veículos leves para o futuro corredor do BRT funciona desde este sábado (11) e exige atenção de condutores e pedestres

Imagem ilustrativa da notícia Desvio no km 8 da BR-316 é ativado para drenagem na rodovia camera Desvio para o futuro corredor do BRT Metropolitano, na BR-316, é para ser acessado apenas por veículos de pequeno porte | Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Começou a funcionar na manhã deste sábado (11) o novo desvio de veículos para o corredor central do futuro BRT, no km 8, sentido Marituba-Belem. A intervenção é executada pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) e Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) e tem por objetivo garantir a fluidez do trânsito durante as obras de drenagem no pavimento asfáltico do trecho.

Agente do Detran atua como sinaleiro para organizar o trânsito pelo desvio aberto para veículos de pequeno porte, na BR-316
📷 Agente do Detran atua como sinaleiro para organizar o trânsito pelo desvio aberto para veículos de pequeno porte, na BR-316 |Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

O trecho do desvio tem 550 metros e fica entre os quilômetros 7 e 8, sentido Marituba - Belém, da Rua Pau D'Arco até a Avenida Ananin. “Estamos iniciando as obras de drenagem longitudinal nesse trecho e para manter as três faixas de veículos, nós estamos abrindo um desvio para veículos leves. Os veículos pesados devem se manter no pavimento asfáltico. É importante que os condutores de veículos prestem atenção para a sinalização e atentem para a questão da velocidade e que os pedestres evitem fazer travessia fora do local indicado”, adverte o diretor geral do NGTM, Eduardo Ribeiro.

Eduardo Ribeiro, dirtetor do NGTM, acompanhou a abertura do desvio na BR-316, necessário para as obras de drenagem
📷 Eduardo Ribeiro, dirtetor do NGTM, acompanhou a abertura do desvio na BR-316, necessário para as obras de drenagem |Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

As obras de drenagem fazem parte do projeto de reestruturação dos 10,8 primeiros quilômetros da BR-316, delegados ao Estado. Este é o segundo trecho da BR-316 que recebe a drenagem. O primeiro trecho, entre os quilômetros 4,5 e 5,5 já recebeu toda a tubulação e agora passa por terraplenagem e posterior asfaltamento.

A previsão é de que a colocação da tubulação dure cerca de 100 dias, considerando o período chuvoso, que atrasa a execução da obra. Durante a realização das atividades, a circulação e o acesso de pedestres aos estabelecimentos comerciais e residenciais no local estão assegurados.

Desvio no km 8 da BR-316 é ativado para drenagem na rodovia
📷 |Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

A faixa de asfalto liberada será destinada a veículos pesados, ônibus e condutores que forem acessar a avenida Ananin e estabelecimentos comerciais situados no trecho. As duas faixas de concreto deverão ser utilizadas por carros pequenos e motocicletas. Pedestres e ciclistas deverão transitar por um espaço destinado a esse público.

“O mais importante é conseguir mostrar ao motorista qual o movimento que ele tem que fazer. O movimento seguro”, pontua o diretor técnico operacional do Detran, Bento Gouveia.

Um semáforo provisório foi implantado para dar segurança na travessia de pedestres em frente ao Instituto Evandro Chagas (IEC). Sinaleiros vão orientar condutores e pedestres no ponto de travessia. Além desta faixa, a cerca de 300 metros do local existe uma passarela de ampla acessibilidade, que deve ser utilizada preferencialmente pelos pedestres.

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📷 DCIM\100MEDIA\DJI_0442.JPG |Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

A obra de reestruturação da BR-316 prevê que a rodovia conte com duas faixas de concreto para os ônibus, 13 estações de passageiros, 13 passarelas, ciclovia, calçada, nova iluminação, além de 2 terminais de integração, 4 passagens inferiores (túneis), um viaduto, o que vai possibilitar o transporte mais rápido, confortável e seguro para moradores dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba. Ao iniciar a operação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, haverá melhoria da qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém.

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