Notícias / Tecnologia

ENTENDA

Tudo por seguidores: jovens estão simulando a própria morte no Instagram

Sexta-Feira, 21/09/2018, 16:01:14 - Atualizado em 21/09/2018, 16:01:14 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Tudo por seguidores: jovens estão simulando a própria morte no Instagram (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Quem utiliza com frequência as redes sociais sabe que, vez em vez, surgem desafios e modas no mínimo estranhas, como fingir ser um manequim ou dançar Drake no meio da rua após descer de um carro em movimento. E, agora, internautas resolveram usar uma estratégia bem mórbida para conseguir alavancar o número de seguidores no Instagram.

De acordo com reportagem do "Engadget", os jovens estão usando a rede de fotos para entrar nos comentários de contas de pessoas famosas, ou simplesmente com mais seguidores, e solicitar que comentem algo como "RIP" (descanse em paz, em inglês) no seu post mais recente, sugerindo que o jovem acabara de morrer.

O objetivo da "brincadeira" é fazer seu perfil "bombar", pois o aumento de comentários e curtidas com o "luto" faz o perfil aparecer melhor no algoritmo do Instagram, além de supostamente aumentar a quantidade de seguidores.

Um dos casos comentados pela reportagem do "Engadget" é o do adolescente Ahmed Simrin, 15 anos, que ganhou 3 mil seguidores, 22 mil comentários e 4 mil curtidas por causa da tática. Contas de outros jovens também fizeram o mesmo.

Para convencer as pessoas, Simrin disse que estava em um relacionamento ruim com a namorada e se mudou de casa com a família, mas isso não era verdade. Ainda segundo a reportagem, muitas das respostas a esses comentários são "pare" ou "essa m... está ficando piegas", o que indica que as pessoas estão começando a reconhecer a tal estratégia.

"A ideia surgiu na minha cabeça", disse Simrin, acrescentando que não sabia que mais pessoas estão fazendo o truque. "Eu decidi começar a fazer para dar uma chance de fazer algo novo com o qual posso me entreter". O adolescente ainda completou: “as pessoas ficam famosas por fazer qualquer coisa hoje em dia."

Após a viralização, o Instagram chegou a remover uma das fotos dele, por supostamente violar suas Diretrizes da Comunidade "sobre violência ou ameaça de violência". Mas como a imagem é apenas do rapaz posando normalmente, o Instagram recuperou a imagem.

(Com informações do portal UOL)





Comentários

Destaques no DOL