plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
TECH

Corpo de Bombeiros vai disponibilizar aplicativo para facilitar chamadas

Está previsto para os próximos meses o lançamento do aplicativo "192 Smart", criado pelo Corpo de Bombeiros do Pará (CBM/PA), que aciona automaticamente o serviço de emergência em caso de acidentes. O app, que será gratuito, vai usar a exclusiva tecnologi

Está previsto para os próximos meses o lançamento do aplicativo "192 Smart", criado pelo Corpo de Bombeiros do Pará (CBM/PA), que aciona automaticamente o serviço de emergência em caso de acidentes. O app, que será gratuito, vai usar a exclusiva tecnologia SOSmart, que detecta colisões de forma automática e realiza o chamado para o 192 mesmo que a vítima esteja inconsciente após um acidente, ou impossibilitado de fazer o chamado.

Segundo informações da Agência Pará, para disponibilizar o aplicativo, o CBM assinou um Termo de Cooperação na última sexta-feira (26). O Pará é a primeira corporação no Brasil a usar a ferramenta.

Até o momento, o aplicativo é utilizado pela prefeitura de Limeira, em São Paulo, mas segundo o subdiretor de Telemática do CBMP, major Marcos Queiroz, mais de 400 prefeituras em todo o Brasil já estão cadastradas para a utilização do “192 Smart”.

“O aplicativo se baseia em um sistema de algoritmo que é acionado no caso de aceleração e desaceleração da velocidade. Ele automatiza o chamado no caso de urgência e emergência, em situações de colisão e acidente veicular tanto com veículos automotores ou motocicletas. O grande objetivo é proporcionar uma rapidez no atendimento e acionar a emergência nos primeiros momentos, o que pode significar a diferença entre a vida e a morte”, comenta.

O sistema de ocorrência acionado pelo aplicativo é voltado para um novo serviço de tecnologia, e já está contemplado com certificados de ocorrência para o e-mail da vítima e SMS, contempla também o mapa da quantidade e gravidade de ocorrências, fazer mancha de calor, etc.

“Ao baixar o aplicativo, a pessoa preenche um cadastro com todos os seus dados, como tipo sanguíneo, alergias a medicamentos e se tem plano de saúde, contatos de emergência. Tudo isso facilitará o atendimento às vítimas”, explica.

Sobre o App

O 192 Smart foi lançado oficialmente durante as atividades do Maio Amarelo, mês de conscientização e de mobilização da sociedade civil sobre segurança viária. O App será disponibilizado para os sistemas operacionais Android e iOS.

A criação do aplicativo é da médica paulista que trabalha no SAMU, Adriana Mallet. Ela foi motivada por um acidente com uma amiga, em São Paulo, que faleceu no dia seguinte mesmo estando a 400 metros do Hospital de Clínicas e a 200 metros do serviço de emergência.

“O ‘192 Smart’ é um meio mais rápido e inteligente e também um anjo da guarda. Os primeiros dez minutos são fundamentais para o atendimento em caso de urgência e emergência”, considera a médica. A profissional também explica que o chamado automático só é acionado em caso de acidente automotivo, mas o aplicativo também pode ser acionado manualmente para outros tipos de ocorrência.

Na prática, a parceria assinada entre o ‘192 Smart’ e o Corpo de Bombeiros significa que a instituição passará a receber, em tempo real, todos os chamados originados no aplicativo em Belém, Ananindeua e Marituba, onde há cerca de 575 mil veículos, quase 75% deles em Belém, de acordo com o Denatran local. A população da Grande Belém é de cerca de 2,1 milhões de habitantes, segundo o IBGE, 70% na capital.

Os dados fornecidos pelo CBMPA mostram que entre as ocorrências atendidas em 2017 pela instituição, mais de 60% são colisões entre carros e motos ou quedas de moto. Cerca de 21% das ocorrências de 2017 foram atropelamentos de pedestres ou de ciclistas. Ao todo, houve no ano passado cerca de 1,9 mil incidentes no trânsito da região.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias