plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TECH

Morte após selfie na banheira reacende riscos de usar celular no banheiro

Nesta segunda-feira (19), a imprensa internacional publicou que uma mulher se eletrocutou na banheira de sua casa em Moscou, na Rússia. O motivo? Ela teria tentado tirar uma selfie enquanto o celular estava carregando na tomada. Ainda não há detalhes sob

Nesta segunda-feira (19), a imprensa internacional publicou que uma mulher se eletrocutou na banheira de sua casa em Moscou, na Rússia. O motivo? Ela teria tentado tirar uma selfie enquanto o celular estava carregando na tomada.

Ainda não há detalhes sobre a morte, mas tudo indica que o aparelho escorregou das mãos da usuária e caiu na água em algum momento. Este já é o terceiro caso registrado em Moscou em situações parecidas.

Os perigos de usar o celular enquanto toma banho já não são novidades. Além da possibilidade de estragar o aparelho, os danos podem ser ainda maiores para quem está usando.

Riscos

A água (não pura) funciona como um bom condutor de eletricidade. Por isso, é importante ficar longe dela enquanto usamos dispositivos eletrônicos. A corrente elétrica funciona com base em elétrons se movimentando de um ponto a outro. Para isso dar certo, é importante ter um meio de propagação e a água da banheira ou do chuveiro funciona como um desses caminhos.

Quando estamos molhados, os sais existentes em nossa pele propiciam esse caminho de propagação (são chamados de eletrólitos) necessário para a corrente elétrica. Por isso, a chance de choque é bem maior do que se estivéssemos secos.

A água conduz a energia elétrica e distribui essa energia pelo corpo humano, que também passa a funcionar como condutor. Em casos assim, a pessoa pode ter uma parada cardiorrespiratória e morrer.

Se ele não tivesse ligado na tomada, podia ter caído na água e até ter estragado. Mas o choque teria sido muito difícil. Já ligado na tomada, o risco aumenta e isso funciona para qualquer dispositivo eletrônico.

Apesar do perigo real, não é sempre que um celular ligado na tomada vai resultar em choque ao cair na água. Existem carregadores que possuem recursos antichoque e anticurto.

(Com informações do portal UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias