plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TECH

Comidas ultraprocessadas estão ligadas ao surgimento de câncer

Foto: Pexels Antes de planejar sua próxima refeição, fique atento ao que vai ao seu prato. Segundo pesquisadores franceses da Universidade de Sorbonne, em Paris, apostar em alimentos ultraprocessados pode contribuir para o surgimento de câncer. Durant

batata; junk food; alimento (Foto: Pexels)

Antes de planejar sua próxima refeição, fique atento ao que vai ao seu prato. Segundo pesquisadores franceses da Universidade de Sorbonne, em Paris, apostar em alimentos ultraprocessados pode contribuir para o surgimento de câncer.

Durante o estudo, os cientistas avaliaram os hábitos alimentares de 105 mil cobaias e descobriram que aqueles que consumiam frequentemente pães e sanduíches processados, petiscos empacotados (biscoitos doces ou salgados até batata-frita congelada), refrigerantes e bebidas açucaradas, carnes processadas e congeladas (como nuggets, por exemplo), macarrão e sopas instantâneas, refeições congeladas processadas e alimentos compostos em grande parte por açúcar, óleo ou gordura tinham mais chances de desenvolver a doença.

Ainda em 2015, a Organização Mundial de Saúde já tinha afirmado que carne processada pode ser um gatilho para o câncer. Além disso, sabe-se que o excesso de peso é segunda maior causa possível de ser evitada para impedir a doença – a primeira é fumar.

Agora, temos uma perspectiva dos alimentos ultraprocessados. Segundo os pesquisadores franceses, se aumentarmos em 10% a quantidade de produtos ultraprocessados em nossa dieta, a chance de detectar um câncer cresce em 12%.

Ao longo dos cinco anos de estudo, cerca de 18% das pessoas estudadas apresentaram uma dieta ultraprocessadas. Além disso, em média cerca de 79 diagnósticos de câncer foram identificados a cada 10 mil pessoas a cada ano. Caso o consumo de alimentos ultraprocessados aumentasse em 10%, teríamos um acréscimo de outros nove diagnósticos de câncer por ano.

“Isso nos sugere que um crescimento no consumo de produtos ultraprocessados pode gerar em uma sobrecarga de casos de câncer nas próximas décadas”, avaliaram os cientistas.

Apesar de todos os dados levantados, os pesquisadores acreditam que as descobertas precisam estudadas em larga escala, até porque, não é possível dizer que os ultraprocessados e congelados são a causa do câncer. Segundo os cientistas, os indivíduos que se alimentam desse tipo de produto costumam apresentar hábitos não saudáveis ligados à doença, como, por exemplo, fumar, se exercitar pouco e consumir mais calorias. No caso das mulheres, muitas delas faziam uso de anticoncepcional.

“Já sabemos que comer muitos desses alimentos ultraprocessados acarreta em um aumento de peso, e estar com sobrepeso ou ser obeso podem ampliar as chances do câncer, então é difícil distinguir os efeitos da dieta e do peso”, concluiu Linda Bauld, pesquisadora do Cancer Research, no Reino Unido.

De acordo com ela, não há problema em consumir alguns alimentos ultraprocessados, desde que a dieta do indivíduo seja rica em frutas, vegetais e fibras. Contudo, alguns pesquisadores contestaram a proposta do estudo, justamente pelo termo “ultraprocessados” ser muito vago.

De qualquer forma, os próprios cientistas autores do estudo afirmam que os resultados servem como um alerta inicial e um conselho para que as pessoas apostem em dietas saudáveis.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias