plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECH

Conheça dicas e aplicativos que ajudam a encontrar emprego

Existem plataformas virtuais que anunciam o surgimento de novas vagas no mercado de trabalho diariamente. A maioria das ferramentas é gratuita e permite que o candidato cadastre seu currículo e se candidate para as vagas. Uma delas é o aplicativo Sine Fác

Existem plataformas virtuais que anunciam o surgimento de novas vagas no mercado de trabalho diariamente. A maioria das ferramentas é gratuita e permite que o candidato cadastre seu currículo e se candidate para as vagas. Uma delas é o aplicativo Sine Fácil. Lançado em 2016 por meio de uma parceira entre o Ministério do Trabalho e a Dataprev, o aplicativo encaminhou 829 pessoas para vagas de emprego, em 2017, no Pará.

Segundo matéria publicada no site do Ministério do Trabalho no último dia 18, 235.601 trabalhadores em todo o Brasil foram encaminhados para vagas de emprego por meio da plataforma, que é gratuita e pode ser utilizada em Smartphones com sistema Android e IOS. Coach de carreira e psicóloga, Thayana Benmuyal ressalta que há um grande número de pessoas que busca novas oportunidades no mercado que desconhece ou que não utiliza esse tipo de plataforma. “Hoje a primeira busca do RH é feita em sites. Mas, tem profissionais de RH que nem conseguem fechar as vagas de um processo porque não têm profissionais adequados ao perfil. O primeiro de tudo é a pessoa saber qual é o objetivo dela”, pondera Thayana.

O processo é simples: bastar ter acesso à internet em um smartphone, tablet ou computador, acessar os sites ou plataformas e começar a pesquisar as vagas disponíveis para cada área de atuação. Ao fazer um cadastro na plataforma, o primeiro passo para quem está à procura de emprego é saber preencher um currículo de forma correta (veja mais no box ao lado). Se a pessoa pretende cadastrar seu currículo, precisa definir qual seu objetivo e explicar isso resumidamente. Nada mais é do que informar o cargo e a área deatuação pretendidos.

CONTATOS

De acordo com a especialista, também é importante ter uma boa rede de networking. Ou seja, uma relação próxima a pessoas que podem dar boas referências sobre você ou mesmo indica-lo para cargos futuros, como ex-colegas de trabalho e ex-chefes. “Outra dica é ligar para o setor de RH de empresas adequadas ao seu perfil para saber se há vagas ou como se candidatar. Se aceitam currículo online ou físico”, acrescenta a coach de carreira.

“O processo se torna mais fácil. Enquanto gestora de RH, costumava utilizar o site da Catho. A gente inclui um perfil e lá tem um filtro que vai mostrar quais profissionais cadastrados se adequam”, explica Thayana. Se a busca é por um gerente de Recursos Humanos, por exemplo, o site possibilita fazer uma triagem de perfis até chegar aos profissionais que a empresa pretende recrutar para uma nova vaga. “É analisado a experiência profissional, cursos e depois é feita a avaliação comportamental do candidato”, pondera.

Thayana diz ainda que no Facebook há grupos que divulgam vagas e que chegam a reunir 250 mil pessoas. É interessante que o candidato também esteja antenado a essas comunidades para encontrar uma possível vaga no mercado. Segundo a especialista, ainda existem empresas que utilizam o currículo físico no processo de seleção, mas a tendência de mercado é realizar processos seletivos por meio de sites e plataformas virtuais. Então, o candidato precisa fazer uma lista das empresas que dispõem do cargo almejado para fazer uma pesquisa e saber qual o perfil de seleção de cada uma.

Existem empresas que já se tornaram adeptas de plataformas como o LinkedIn que dispõem de informações sobre as experiências profissionais dos usuários, grau de formação, dentre outras. “O legal do LinkedIn é que é possível indicar e recomendar uma pessoa. Ver o nível de conexões, tendo acesso a um perfil mais detalhado da pessoa”.

Segundo Thayana, é possível promover serviços, realizar negócios e buscar recolocação no mercado utilizando redes sociais. No entanto, é necessário utilizar as redes sem cometer excessos e com inteligência. “Se você tiver o foco e enxergar a oportunidade, você consegue buscar a recolocação mais rapidamente. Não é deixar de ser você, mas tem de ter cuidado com o comportamento nas redes sociais, com o que você posta”, destaca.

Sites e Aplicativos para busca e anúncio de vagas de emprego

Catho

O site hospeda currículos e anuncia vagas em diversas áreas. Permite, de forma gratuita, a busca por vagas de emprego e o aviso de novas vagas por e-mail. Também é possível assinar a Catho por 7 dias sem pagar nada. A assinatura do serviço permite fazer cursos online e ter acesso ao contato dos recrutadores. A assinatura é gratuita para quem possui laudo médico abrangido pela Lei 8213/91.

Curriculum

É um site de busca e anúncio de vagas. É possível cadastrar currículos gratuitamente para se candidatar às vagas no site. O usuário pode, inclusive, salvar os endereços eletrônicos dos perfis nas redes sociais para que a empresa recrutadora tenha acesso.

InfoJobs

De forma gratuita, o site oferece ferramentas para que as empresas façam processos seletivos e para que o candidato registre seu currículo. O site também oferece serviços pagos como cursos em diversas áreas.

Vagas.Com

A plataforma é totalmente gratuita para o usuário que procura emprego. Há mais de 3 mil empresas cadastradas. O site oferta busca por emprego, alerta de vagas por e-mail, cadastro de currículo e materiais de apoio.

LinkedIn

É uma rede social de relacionamento profissional e de networking, totalmente gratuita. Na plataforma é possível fazer busca de vagas de emprego, além de registrar o currículo que pode, inclusive, ser transformado em formato PDF para impressão. O aplicativo da plataforma pode ser baixado nos sistemas Android e IOS.

Facebook

A rede social possui diversas fan-pages de empresas e sites de consultoria de recrutamento, onde o candidato pode estar sempre informado sobre vagas de emprego. É preciso apenas “curtir” a fan-page para acompanhar os anúncios. Além disso, o Facebook também possui grupos de anúncios de vagas, onde o candidato precisa solicitar a participação para acompanhar.

Sine Fácil

Lançado em maio de 2016, a plataforma foi desenvolvida por meio de uma parceira entre o Ministério do Trabalho e Dataprev. Permite de forma rápida e prática o acesso a vagas de emprego disponibilizadas na rede Sine de todo o Brasil, de qualquer smartphone ou tablet conectado à internet. Também é possível, pelo aplicativo, se candidatar às vagas, agendar entrevistas com empregadores e acompanhar a situação do benefício do Seguro-Desemprego. O APP é gratuito e pode ser baixado em smartphones com sistema Android e IOS. Para poder utilizá-lo, o trabalhador precisa ter um código de acesso (QR Code), que pode ser obtido no portal Emprega Brasil ou nas unidades de atendimento do Sine.

Forma correta de elaborar um currículo

- Manter o currículo atualizado, de forma objetiva, é o primeiro passo para quem procura uma colocação, recolocação ou até mesmo o primeiro emprego. Todas as informações devem ser compatíveis com o cargo desejado

- Não se usa mais o termo “curriculum vitae”. Além disso, o currículo não deve conter assinatura do profissional

- Só coloque foto ou pretensão salarial se estes forem requisitados pela empresa que está recrutando

- No currículo informe em uma linha o seu objetivo que é o cargo e área desejados. Mais que isso, pode ser informado, de forma resumida, as experiências profissionais

- O ideal é que o currículo seja feito com informações básicas como nome completo, endereço, data de nascimento, e-mail, telefones, naturalidade, estado civil, se possui filhos ou não e informações profissionais como escolaridade, cursos realizados e empresas onde trabalhou – este último de forma decrescente, começando pelo mais recente trabalho de carteira assinada

- Faça uma lista das empresas que dispõem do cargo almejado e procure saber como funciona a política de seleção da organização

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias