plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TECH

Jacarés fazem buracos em camadas de gelo para respirar nos dias frios

Os moradores da Costa Leste dos Estados Unidos estão sofrendo nos últimos tempos com uma onda de frio avassaladora. A temperatura chegou a 40ºC negativos nos estados ao norte, como Nova York, enquanto na Flórida, ao sul, a temperatura atingiu 20º abaixo

Os moradores da Costa Leste dos Estados Unidos estão sofrendo nos últimos tempos com uma onda de frio avassaladora. A temperatura chegou a 40ºC negativos nos estados ao norte, como Nova York, enquanto na Flórida, ao sul, a temperatura atingiu 20º abaixo do esperado para o período.

Pelo menos 18 pessoas já morreram em decorrência ao frio e neve intensos. Mas os seres humanos não são os únicos que sofrem com o clima: no estado da Carolina do Norte, os jacarés que vivem no pântano do parque Shallotte River tiveram que desenvolver uma técnica incomum para sobreviverem ao frio. É o que mostra um vídeo feito pelos funcionários do parque no dia cinco de janeiro.

Como bons répteis que são, os jacarés dependem da temperatura ambiente para manterem seu corpo quente. É isso que estão fazendo quando aparecem estirados sob o sol do Pantanal, por exemplo. A reação normal da maioria dos jacarés é, quando fica muito frio, sair da água e tentar se expor para ficarem quentes de novo.

Mas a maioria dos jacarés do mundo vivem em climas quentes, então é tranquilo sair para tomar aquele solzinho agradável. Mas na Carolina do Norte não é assim. A temperatura do ar normalmente é mais fria que a da água e, em vez de se aquecerem, acabariam congelando até a morte.


A saída então é se aguentar na água gelada. Para respirar, fazem um pequeno buraco sobre a camada de gelo que cobre o rio essa época do ano. Em seguida, entram em um estado de semi-hibernação, chamado brumação, em que reduzem a atividade do metabolismo, necessitando de menos calor para se manterem vivos.

Mas parece que o pior já passou. Outro vídeo, publicado no dia 9 de janeiro, mostra a superfície de gelo que cobria o rio parcialmente descongelado, e o jacarézinho, lindo e contente, tomando seu costumeiro banho de sol.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias