Notícias / Tecnologia

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Conheça o tubarão que é quase vegetariano

Quarta-Feira, 10/01/2018, 07:00:07 - Atualizado em 10/01/2018, 07:00:07 Ver comentário(s) A- A+

Conheça o tubarão que é quase vegetariano (Foto:  (Foto: Reprodução/ O Espanta Tubarões))
(Foto: (Foto: Reprodução/ O Espanta Tubarões))
 (Foto: Reprodução/ O Espanta Tubarões)

 

Tubarões são famosos por sua fama de mau. Carnívoros assassinos que ameaçam banhistas pelas praias do planeta. Mas, entre todos, o tubarão-de-pala (Sphyrna tiburo), da família do tubarão martelo, aparece como o irmão bonzinho da família.

Com até 1,5 metro de comprimento, costuma habitar águas costeiras e estuários das zonas tropicais e temperadas, onde encontra camarões, pequenos caranguejos e peixes que compõe a base de sua dieta.

Leia mais:
É cação ou tubarão?
Fêmea de tubarão se reproduz sem macho após passar anos sozinha

Mas foi em 2007 que um fato curioso chamou atenção de pesquisadores ao analisar o sistema digestivo de um jovem tubarão. Eles encontraram uma grande quantidade de grama marinha dentro do bicho.

Foi então que pensaram: “Será que conseguiria viver com uma dieta predominantemente vegetariana?”. Partiram para os testes. Colocaram diversos tubarões da espécie em um tanque de água salgada e os alimentaram com 90% de plantas marinhas e 10% de polvo, três vezes por dia durante trê semanas.

A pesquisa, divulgada no encontro anual da Sociedade para Biologia Integrativa e Comparativa, revela que mesmo diante dessa dieta light, os tubarões todos ganharam peso no período. Pesquisando por traços de carbono nas fezes dos animais, descobriram que estão digerindo e utilizando os nutrientes de pelo menos metade da grama que comem.


Isso mesmo apresentando intestinos curtos como seus parentes carnívoros mais próximos, os tubarões-martelo. Animais vegetarianos geralmente apresentam intestinos longos, essenciais para digerir alimentos fibrosos.

A suspeita dos pesquisadores é que bactérias façam o trabalho pesado na digestão da grama marinha, possibilitando a existência do tubarão quase vegetariano.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu







Comentários