plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECH

Pesquisadores descobrem como é possível comer muito sem engordar

Diferença de peso entre dois ratos com vida e dieta semelhantes. O da esquerda recebeu tratamento, o da direita não (Foto: Long lab)   Comer comida gorda e não engordar é o sonho de 11 entre 10 pessoas. E não é que os pesquisadores da Universidade Esc

Diferença de peso entre dois ratos com vida e dieta semelhantes. O da esquerda recebeu tratamento, o da direita não. (Foto: Long lab)

Comer comida gorda e não engordar é o sonho de 11 entre 10 pessoas. E não é que os pesquisadores da Universidade Escola de Medicina de Washington descobriram um jeito? Pelo menos em experimentos realizados com ratos.

O segredo está numa família de proteínas chamada "via de sinalização Hedgehog", que fornece aos embriões as informações que o permitem se desenvolver da maneira correta, diferenciando as célula presentes na cabeça com aquelas que ficam nos pés, por exemplo.

Outros experimentos já haviam demonstrado que essas proteínas inibem a formação do tecido adiposo, responsável pelo armazenamento de gordura no corpo, mas seu efeito em organismos já desenvolvidos não era conhecido.

Os pesquisadores, então, introduziram alguns genes que ativam o Hedgehog nas células adiposas de cobaias já adultas. Depois os colocaram para se empanturrar com comidas gordurosas por oito semanas, assim como outro grupo de ratos, sem tratamento, para comparação.

No final do período, enquanto o primeiro grupo com as proteínas ativadas quase não teve alteração de peso, o grupo de controle (que não teve a ativação proeica) ficou gordo. “Ganho de gordura é devido ao aumento no tamanho das células adiposas”, explicou o Fanxin Long, que liderou o estudo.

“Cada célula adiposa cresce para poder suportar mais gotículas de gordura. Nós ganhamos peso principalmente porque as células adiposas ficam maiores, não por termos mais células adiposas”, completou. Eles descobriram que a Hedgehog atua limitando o crescimento dessas células.

Apesar da boa notícia, não quer dizer que teremos um remédio para a obesidade nas prateleiras amanhã. Qualquer droga que ative o Hedgehog em humanos ainda precisa ser exaustivamente testadas para evitar potenciais efeitos colaterais. Alguns tipos de câncer foram ligados ao excesso de atividade do Hedgehog, por exemplo.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias