plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECH

Esqueleto gigante de animal extinto há 250 anos é encontrado na Sibéria

(Foto: Commander Islands Nature and Biosphere Reserve)   Um esqueleto de dugongo-de-steller, ou vaca-marinha-de-steller, extindo há 250 anos, foi encontrato na Sibéria. Apesar de estar sem cabeça e com algumas partes faltantes, o fóssil está em ótima

 (Foto: Commander Islands Nature and Biosphere Reserve)

Um esqueleto de dugongo-de-steller, ou vaca-marinha-de-steller, extindo há 250 anos, foi encontrato na Sibéria. Apesar de estar sem cabeça e com algumas partes faltantes, o fóssil está em ótimas condições de conservação, o que animou os especialistas.

Esses animais eram de um grupo cujas populações já estavam declinando quando foram descobertas em 1741. Como seu último refúgio, as vacas-marinhas viviam perto das então Ilhas Comandantes, no Mar de Bering, Oceano Pacífico.

 (Foto: Commander Islands Nature and Biosphere Reserve)

Leia mais:
+ Arqueólogos encontram 1,5 mil esqueletos de vítimas da peste negra
+ Artigos de ouro inéditos da tumba de Tutancâmon são revelados

Esses animais eram muito maiores que seus "primos contemporâneos": mediam 10 metros e pesavam cerca de 5 toneladas. Para comparação, os peixes-boi, por exemplo, crescem até 4 metros, com um peso máximo de 1,590 tonelada; já os dugongos que existem hoje atingem cerca de 3 metros e pesam até 420 quilos.

 (Foto: Commander Islands Nature and Biosphere Reserve)

A equipe de escavações encontrou 45 ossos da espinha dorsal, 27 costelas, ossos do ombro e do antebraço e vários ossos do pulso (metacarpiano). O comprimento total do fóssil é de 5,2 metros. Com a cabeça, a equipe estima que o animal teria aproximadamente 6 metros de comprimento.

Os esqueletos da espécie podem ser encontrados em museus ao redor do mundo, embora muitos espécimes "completos" na realidade são compilações de vários restos de animais diferentes. A descoberta mais recente, anterior a essa, aconteceu em Bering Island, em 1987 — o animal media cerca de 3 metros.

 (Foto: Commander Islands Nature and Biosphere Reserve)

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias