plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TECH

Pesquisa sugere que glúten não é causador de intolerância alimentar

(Foto: Flickr/ Cassidy/ Creative Commons)   Novo estudo indica que problemas de intolerância alimentar, como a sensibilidade ao glúten, podem seu causadas pelo frutano — moléculas naturais da frutose — , e não pelo glúten, como afirmaram análises ante

Gluten (Foto: Flickr/ Cassidy/ Creative Commons)

Novo estudo indica que problemas de intolerância alimentar, como a sensibilidade ao glúten, podem seu causadas pelo frutano — moléculas naturais da frutose — , e não pelo glúten, como afirmaram análises anteriores. A frutose é um carboidrato presente em alimentos como cereais, vegetais e mel.

Os especialistas Jane Muir e Peter Gibson da universidade australiana de Monash realizaram uma análise com 59 adultos que não possuem doença celíca — reação imunológica à ingestão de glúten — e que mesmo assim faziam dieta sem glúten pois tinham disfunções estomacais.

Durante uma semana, os participantes comeram três tipos de barras de cereais: uma com frutano, uma com glúten e outra sem nenhuma dessas estruturas e considerada neutra. As barrinhas não tinham nenhum sabor, e não era possível distinguir qual estava sendo consumida.

Leia também:
+ Eliminar glúten não traz benefícios para pessoas saudáveis
+ Ortorexia: estamos ficando doentes de tanto comer bem?

A de frutano desencadeou nas pessoas 15% a mais de inchaço e 13% a mais de sintomas gastrointestinais, se comparada com a barra neutra. A barrinha de glúten não apresentou nenhum efeito.

"Glúten foi originalmente classificado como culpado da doença celíaca, e que não comer trigo seria melhor", disse Gibson em comunicado. "Agora parece que a ideia inicial está errada."

O diagnóstico pode explicar porque algumas pessoas ainda se sentem desconfortáveis mesmo após cortar o glúten da dieta. Afinal, alguns alimentos sem glúten, como o grão-de-bico, possuem frutano. "Certamente as evidências apontam para os frutanos como um problema maior", comentou Gibson.

(Com informações de New Scientist)

Curte o conteúdo da GALILEU? Baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias