plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TECH

Tecido do futuro transforma nossos movimentos em energia elétrica

Super Choque (Foto: Reprodução)   E se o seu celular fosse carregado por meio de suas roupas, recebendo energia enquanto você caminha? Essa realidade está mais perto de se concretizar graças ao trabalho da pesquisadora Dorina Opris e um time de cienti

Super choque (Foto: Reprodução)

E se o seu celular fosse carregado por meio de suas roupas, recebendo energia enquanto você caminha? Essa realidade está mais perto de se concretizar graças ao trabalho da pesquisadora Dorina Opris e um time de cientistas do EMPA (Laboratórios Federais Suíços de Ciência e Tecnologia de Materiais).

Chamado de Piezoeletricidade, o efeito geralmente é ligado a alguns tipos de cristais que produzem energia elétrica em resposta à pressão mecânica. A natureza dos cristais, duro e pesado, porém, limita suas aplicações. Os cientistas conseguiram transportar esse efeito para um polímero elástico, que produz a energia quando esticado ou comprimido.

Leia mais:
+ Cristal transforma calor, luz e pressão em energia — tudo ao mesmo tempo
+ 6 benefícios que as nanopartículas podem trazer para a humanidade


A invenção abre um leque de possibilidades, desde roupas e acessórios, passando por superfícies sensíveis ao toque, até itens médicos, como um marca-passo. “Esse material poderia até ser usado para obter energia do corpo humano”, afirmou Opris na divulgação do novo produto. “Você poderia implantá-lo no seu coração e gerar energia a partir de seus batimentos”, conta.

A produção do material, ainda em fase de testes, é um processo caro e complexo. Primeiro é preciso unir o polímero (silicone no caso do experimento) e um material feito de nanopartículas polarizadas. Depois o material é submetido a um forte campo elétrico, e, então, aquecido a ponto das nanopartículas ficarem em um estado parecido a uma borracha. Dessa forma, a polaridade é orientada no sentido do campo elétrico. Ao ser resfriada, essa orientação é mantida, garantindo a condução da energia.

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias