plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TECH

Guia da birita: os diferentes tipos de bebidas alcoólicas

Além das bebidas fermentadas, as civilizações antigas dominavam a destilação (confira as diferenças entre as técnicas no quadro inferior da página) e produziam extratos para o preparo de perfumes e medicamentos. Na Idade Média, o desenvolvimento se dive

Além das bebidas fermentadas, as civilizações antigas dominavam a destilação (confira as diferenças entre as técnicas no quadro inferior da página) e produziam extratos para o preparo de perfumes e medicamentos. Na Idade Média, o desenvolvimento se diversificou: bebidas obtidas a partir da destilação de grãos, frutas e vegetais, processo que garantia a conservação do líquido, eram levadas nas viagens. A qualidade dos produtos, por sua vez, ganhava importância. Na Alemanha, em 1516, o duque Guilherme IV da Baviera promulgou a Lei da Pureza da Cerveja, estabelecendo que a bebida seria fabricada com água, lúpulo e malte de cevada. “Com um produto cada vez mais qualificado, também se inicia a importância gastronômica, com as preocupações para proteger as bebidas e evitar falsificações”, afirma Pedro Alves Cardoso, professor do Senac.

Com a disponibilidade de matérias-primas e as particularidades geográficas, como clima e vegetação, variedades de cores e sabores alcoólicos saíram de alambiques e tonéis para se tornarem embriagantes patrimônios culturais das nações.

Leia também:
+ Bebida alcoólica pode ser responsável por obesidade na adolescência
+ 7 fatos que todo apaixonado por cerveja precisa saber

 (Foto: TOMÁS ARTHUZZI)

Whisky
A origem do nome vem da expressão uisge beatha, que significa “água da vida” em gaélico, a língua dos povos que viviam nas ilhas britânicas. Fabricada na Irlanda e na Escócia a partir do século 13, a bebida é feita com cereais ou com o malte da cevada — nome dado ao grão germinado. Para obter a cor característica, o líquido é armazenado em tonéis de madeira durante anos.

Cachaça
Birita orgulhosamente brasileira, é produzida com a cana-de-açúcar. Nasceu nas primeiras décadas do século 16, quando o líquido espesso formado pela fervura da cana, chamado de cagaça, foi fermentado e destilado pelos escravos africanos. A cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, foi um dos centros de produção da cachaça, que se espalhou por estados como São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.

Vodka
A origem do destilado é alvo de controvérsias: tanto a Rússia quanto a Polônia alegam que são os berços da bebida, criada entre os séculos 8 e 9. Tradicionalmente, é fabricada utilizando-se batatas ou cereais, mas pode ser feita com diferentes ingredientes. A marca inglesa Black Cow, por exemplo, fermenta queijo e produz uma espécie de cerveja de leite, que é destilada para se tornar vodka.

 (Foto: TOMÁS ARTHUZZI)

Vinho
Obtida por meio da fermentação do suco da uva, a bebida é tão antiga quanto os primeiros registros do álcool: pesquisadores da Universidade da Pennsylvania, nos Estados Unidos, analisaram um vaso de mais de 7 mil anos encontrado no Irã e verificaram vestígios de vinho em seu interior. De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, foram produzidos 259 bilhões de litros em 2016.

Cerveja
Da palavra latina cervesia, que significa “bebida fermentada”, é normalmente dividida em dois grandes grupos: as cervejas ale, de aroma mais frutado, são fermentadas em temperaturas entre 17°C e 24°C com a levedura Saccharomyces cerevisiae. Já as cervejas lager, como a Pilsen, são fabricadas com uma fermentação em temperaturas de 6°C a 12°C, o que torna a bebida mais leve e refrescante.

Gim
A bebida é feita utilizando-se uma planta chamada zimbro, originária da Europa. No século 16, era fabricada na Holanda como um medicamento, e ganhou o gosto de tropas militares inglesas que estavam em território holandês. A popularização do destilado em Londres tornou-se um problema de sáude pública, já que a bebida de alto teor alcoólico era vendida a preços mais baixos do que a cerveja.


Fonte: O Essencial em Cervejas e Destilados (Editora Senac) e Destilados (Editora Blume)

(Galileu)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias