Notícias / Tecnologia

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Veja as fotos mais próximas dos anéis de Saturno já feitas

Terça-Feira, 12/09/2017, 21:00:02 - Atualizado em 12/09/2017, 21:00:02 Ver comentário(s) A- A+

Veja as fotos mais próximas dos anéis de Saturno já feitas (Foto:  (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute))
(Foto: (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute))
 (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)

 

Desde abril a sonda Cassini tem mandado fotos de partes ainda não muito conhecidas de Saturno. Em sua última missão antes de "se jogar" na atmosfera do planeta gasoso e "morrer", o aparato enviou as imagens mais próximas dos anéis do planeta já feitas.

+ Leia também: Como são formados os anéis de Saturno

A primeira foto foi tirada em 4 de junho e mostra uma estrutura ondulada na parte interna do anel chamada de "onda de densidade espiral Janus 2:1", que tem esse nome por ser gerada pela lua Janus, que orbita Saturno na parte exterior dos anéis A (as fotos são dos anéis B).

Imagem feita em 4 de junho de 2017 (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)

 

Leia mais:
Esta imagem contém 2,8 milhões de estrelas perto do coração da Via Láctea
Sonda New Horizons da NASA acorda de hibernação que durou 5 meses

Além de estar na borda externa do anel A com sua lua co-orbital Epimeteu, Janus provoca ressonância nas partículas no anel. Para cada órbita realizada pela lua, as partículas completam duas, o que cria uma onda espiral — é o mesmo mecanismo que forma os braços das galáxias espirais, por exemplo.

A segunda imagem (no topo) foi feita dia 6 de julho e é a foto com maior resolução já feita dos anéis de Saturno, a uma escala de cerca de 3 quilômetros por pixel.

A imagem é um mosaico composto de cores, criado a partir de imagens tiradas usando filtros de espectros vermelhos, verdes e azuis. As faixas têm bordas muito afiadas, de acordo com as medições de rádio da Cassini, e variam entre cerca de 40 quilômetros de largura para as menores, situadas no centro, e cerca de 300 a 500 quilômetros para as mais espessas.

(Com informações de Science Alert.)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu





Comentários