Notícias / Tecnologia

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Por que cortar cebolas nos faz chorar?

Terça-Feira, 12/09/2017, 17:00:03 - Atualizado em 12/09/2017, 17:00:03 Ver comentário(s) A- A+

Por que cortar cebolas nos faz chorar? (Foto:  (Foto: Reprodução))
(Foto: (Foto: Reprodução))
 (Foto: Reprodução)

 

Cortar cebola é sempre uma emoção: os olhos ardem e lacrimejam. Mas o choro não é drama, e sim uma questão de química

O alimento causa a reação devido ao fator lacrimejante (LF, na sigla em inglês), que irrita os olhos. Segundo pesquisadores, o LF é um mecanismo de preservação das celúlas do ingrediente que o protege de micróbios e animais. Ao cortar, esmagar ou amassar a cebola, a defesa é destruída. 

Ao romper a estrutura da hortaliça, são liberadas duas substâncias: enzimas alinases e óxido sulfúrico. “Uma não vê a outra, mas, ao destruir as células, elas podem se encontrar e fazer reações”, disse Marcin Golczak, bioquímico na Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos. 

A alinase e o óxido se unem e formam o ácido sulfínico, um gás poderoso responsável pela irritação ocular. "O gás atinge os olhos e os nervos sensorias ativam as lágrimas", explicou ao periódico ACS Chemical Biology, Josie Silvaroli, estudante na mesma faculdade.

Os especialistas afirmaram que o choro não ocorre ao descascar o ingrediente pois o ato não rompe a estrutura da cebola. 

Leia também:
+ 9 documentários e séries sobre alimentação que você precisa conhecer
+ Reducetarianismo: conheça o novo movimento de alimentação consciente

Desculpe, mas eu mou chorar
Golczak e Silvaroli conduziram um estudo para determinar porque as lágrimas são ativadas ao cortar cebolas. No entanto, os pesquisadores não puderam esclarecer porque algumas pessoas choram muito e outras não.

Além disso, a análise não deixou claro porque algumas variedades de cebola são mais toleráveis que outras. Para Golczak, isso pode depender da quantidade e da mutação de LF presente na estrutura do alimento, e também se o mesmo está fresco. 

Chorando se foi
No Japão, cientistisas desenvolveram uma cebola que não faz chorar, mas possui um sabor diferente do característico do alimento. Contudo, como a variedade não está disponível para o mundo todo, existem técnicas que você pode fazer para diminuir a lacrimação. 

Segundo Golczak, ambas maneiras alteram o sabor do alimento, são mas saídas para quem não aguenta mais chorar. Confira:

1. Coloque a hortaliça na geladeira antes de cortá-la. A temperatura amena reduz a intensidade da irritação pois diminui a quantidade de LF em sua estrutura. 

2. Corte a cebola dentro de uma vasilha com água. O líquido faz o gás ser diluído, diminuindo sua potência. 

(Com informações de The New York Times)

Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais da onde ele veio: baixe o app da Globo Mais para ver reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, por R$ 4,90 e baixar o app da GALILEU.

Fonte: Revista Galileu





Comentários