plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECH

Tumba de 3500 anos cheia de múmias foi encontrada no Egito

Uma equipe de arqueólogos encontrou no Egito uma tumba de 3,5 mil anos cheia de múmias. Para os especialistas, no local certamente descansa o rei Amenemés I, que reinou entre 1991-1962 a.C, mesmo que seu corpo ainda não tenha sido identificado. Até ago

Uma equipe de arqueólogos encontrou no Egito uma tumba de 3,5 mil anos cheia de múmias. Para os especialistas, no local certamente descansa o rei Amenemés I, que reinou entre 1991-1962 a.C, mesmo que seu corpo ainda não tenha sido identificado.

Até agora foram encontradas duas câmaras funerárias na cripta, que contém múmias, sarcófagos, máscaras e estátuas de madeira e cerâmica. Em uma delas estão os restos de três múmias com os seus crânios expostos, mas ainda não se sabe se eles pertenciam aos familiares do faraó.

 (Foto: Ministério de antiguidades egípcias)

Isso porque acredita-se que o local foi reaberto durante o Terceiro Período Intermediário, um momento da história do Egito que ocorreu entre 1070 a.C. e 664 a.C. "Outras pessoas claramente reutilizaram essa tumba e ficaram por lá na antiguidade. Provavelmente é por isso que suas cabeças estão descobertas", conta o arqueólogo Mostafa Waziri em entrevista ao jornal The New York Times.

Os pesquisadores acreditam que podem encontrar mais quatro criptas no local, já que até agora 50 cones funerários (objeto comumente encontrado em criptas egípcias) foram encontrados perto da tumba, sendo que 40 deles pertencem a outros corpos.

Além de serem benéficas para o turismo no Egito, as descobertas podem ajudar os historiadores a entenderem melhor esse período. "O Egito moderno foi construído em cima do antigo Egito. Até hoje nós encontramos apenas 30% dos monumentos egípcios; 70% permanecem enterrados", aponta Zahi Hawass, especialista no assunto, para o The Guardian.

 (Foto: Ministério de antiguidades egípcias)

Fonte: Revista Galileu

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias