plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TECH

Aplicativo gratuito ajuda a preservar rios

O Brasil é um País rico em recursos naturais e abundante em água potável. Apesar disso, há áreas críticas, onde a escassez hídrica deixou de ser apenas uma ameaça. Para o cidadão comum, no entanto, a crise só é perceptível quando a cidade onde vive passa

O Brasil é um País rico em recursos naturais e abundante em água potável. Apesar disso, há áreas críticas, onde a escassez hídrica deixou de ser apenas uma ameaça. Para o cidadão comum, no entanto, a crise só é perceptível quando a cidade onde vive passa por racionamentos ou cortes de água.

Para conscientizar a população de que o problema da falta de água muitas vezes começa nas nascentes dos rios, o Serviço Florestal Brasileiro criou o aplicativo Plantadores de Rios. Com a ferramenta, cidadãos comuns e produtores ou donos de terrenos onde há recursos hídricos podem, juntos, executar ações que ajudam a preservar e recuperar os rios e as nascentes.

Atualmente, existem 1,5 milhão de nascentes exibidas no aplicativo, que são aquelas registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O próprio Serviço Florestal, de acordo com Raimundo Deusdará, diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, vai adotar, por meio de programas e projetos, 180 mil nascentes.

MAPA

Com acesso aos dados de localização do dispositivo, o Plantadores de Rios identifica e sinaliza, em um mapa, locais com vários tipos de nascentes: as que necessitam de plantio, as que têm vegetação, as nascentes adotadas pelo usuário etc. É possível escolher o raio de busca, que pode variar entre 1 km e 15 km.

Após solicitar o apadrinhamento da nascente, que deve ser aceito pelo dono do terreno onde o recurso hídrico está localizado, as duas partes entram em contato direto, por meio de chat interno do aplicativo, para combinar as ações de preservação. Qualquer pessoa pode participar.


(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias