plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TECH

Internet das Coisas exige atenção com a segurança

A Internet das Coisas (IoT) vem ganhando espaço com o passar dos anos. A ideia da IoT é ter objetos utilizados no dia a dia conectados em rede, para que possam ser controlados a distância por computador ou smartphone. As smartTVs são, atualmente, um exemp

A Internet das Coisas (IoT) vem ganhando espaço com o passar dos anos. A ideia da IoT é ter objetos utilizados no dia a dia conectados em rede, para que possam ser controlados a distância por computador ou smartphone. As smartTVs são, atualmente, um exemplo de como funciona essa tecnologia.

Com acesso à internet, elas podem ser diretamente conectadas a serviços que fornecem música ou filmes. A tecnologia pode se estender de forma adaptada a outros objetos, eletrônicos ou não: tênis com conexão GPS para auxiliar em trilhas, geladeiras que mudam a potência em horários programados ou podem ter a porta bloqueada por senha e fogões que funcionam sozinhos por ativação remota.

ALERTA

As novidades trazem praticidade, mas podem representar um perigo para a segurança de dados dos usuários, alerta Christiane Santos, professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), mestre e pesquisadora em engenharia elétrica e computação. “A partir do momento em que você coloca inteligência em um aparelho, não se sabe se aquela empresa, que antes se preocupava apenas em manter seu alimento resfriado, também está preocupada em manter a segurança da sua informação”, disse sábado (17), em palestra na Campus Party Brasília.

ORIENTAÇÕES

Ficar atento à configuração dos dispositivos é fundamental para manter a segurança da informação nos dispositivos conectados em rede. A pesquisadora alerta que muitas pessoas têm o hábito de manter o padrão que vem de fábrica em todos os aparelhos. “A maioria, quando compra um dispositivo, simplesmente não lê o manual e o instala em casa. Muitos roteadores têm senhas padrão e as pessoas deixam desse jeito”, afirma Christiane Santos.

Para quem não tem familiaridade com a tecnologia, mas gostaria de utilizar essas ferramentas, ela recomenda pesquisar sobre os equipamentos antes da compra. “Na internet há muitos vídeos e materiais que podem dar uma ideia sobre as possíveis vulnerabilidades dos produtos, como eles foram produzidos. Esse pode ser um bom caminho para se proteger”, avalia.

(Agência Brasil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias