plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TECH

Criador da Wikipedia quer combater notícias faltas com um novo site colaborativo

Mais alguém está indignado com a situação das “fake news”: Jimmy Wales decidiu carregar o peso da justiça (ou da apuração, no caso) nas próprias costas com uma nova ferramenta colaborativa, o jornal online Wikitribune. Segundo Wales em entrevista para o T

Mais alguém está indignado com a situação das “fake news”: Jimmy Wales decidiu carregar o peso da justiça (ou da apuração, no caso) nas próprias costas com uma nova ferramenta colaborativa, o jornal online Wikitribune.

Segundo Wales em entrevista para o The Verge, o site terá um foco abrangente, desde política até ciência e tecnologia e leitores poderão verificar as fontes de cada matéria, além de conferir materiais providenciados, como transcrições e áudios de entrevistas.

Isso é algo que estive pensando há muito tempo. Mas isso veio a tona para mim depois do Brexit e do Donald Trump. Há o sentimento de que as coisas deram errado. A qualidade da mídia decaiu em muitas áreas – não todas as áreas – e há um desejo real do público de algo mais sério e confiável.

O novo site de notícias funcionará de forma bastante parecida com a Wikipedia, mas com uma diferença que, teoricamente, pode ser fundamental no processo. Embora a comunidade possa sugerir conteúdo, todas as informações serão apuradas com fontes citadas e aprovadas por jornalistas profissionais contratados da Wikitribune e membros assinantes.

Como informa o site oficial, a Wikitribune está atualmente contratando dez jornalistas para trabalhar no projeto, sendo que três já foram selecionados. O jornal online, no entanto, ainda não está no ar, uma vez que ele precisará ser financiado através de uma campanha de arrecadação, que já está no ar.

O site não terá anúncios ou limites de acesso de acordo com o pagamento. Leitores poderão pagar uma mensalidade de aproximadamente US$ 15 para poder sugerir tópicos novos e influenciar os assuntos que o site cobrirá. Isso, no entanto, não afetará a imparcialidade, segundo Wales.

Fonte: Jovem Nerd

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias