plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECH

O caminho para um novo emprego passa pela internet

Receber “nãos” ou ficar algum tempo fora o mercado de trabalho pode ser estressante e até desanimador para qualquer profissional. Por mais difícil que seja enfrentar esse período, a dica é não desistir. Mas, para quem realmente deseja buscar uma recolocaç

Receber “nãos” ou ficar algum tempo fora o mercado de trabalho pode ser estressante e até desanimador para qualquer profissional. Por mais difícil que seja enfrentar esse período, a dica é não desistir. Mas, para quem realmente deseja buscar uma recolocação profissional, todo esforço é válido. É preciso atentar para questões básicas e cruciais, como manter o currículo atualizado e cadastrá-lo em sites de recrutamento, bem como fazer uma lista das empresas que se encaixam no seu perfil, por exemplo.

Gerente de Recursos Humanos e orientadora de carreira, a psicóloga Thayana Benmuyal Barroso explica que é recomendado ao profissional que busca uma recolocação, mesmo aqueles que antes ocupavam cargos mais elevados, avaliar propostas e até mesmo aceitar uma faixa salarial e posições menores dentro de uma determinada empresa. “O pior é ficar muito tempo sem trabalho. Então, é preciso estar mais flexível para recomeçar”, pontua.

De acordo com a especialista, também é importante ter uma boa rede de networking, ou seja, uma relação próxima a pessoas que podem dar boas referências sobre você, enquanto profissional, ou mesmo indicá-lo para cargos futuros, como ex-colegas de trabalho e ex-chefes. “Outra dica é ligar para setor de RH de empresas adequadas ao seu perfil para saber se há vagas ou como se candidatar”, acrescenta a coach.

FACEBOOK

Devido ao grande alcance de sites de relacionamento como o Facebook, muitas empresas e sites de recrutamento têm utilizado as redes sociais para divulgar anúncios de vagas, por meio de grupos específicos ou pelas fan-pages. Existe ainda o LinkedIn, que tem a finalidade de promover uma rede de negócios e contatos estritamente profissionais. A rede social funciona como uma vitrine profissional, já que é possível dar publicidade ao currículo e as experiências profissionais. Segundo ela, no mundo, existem 900 milhões de usuários no Facebook e 200 milhões no LinkedIn.

MUNDO VIRTUAL

“O RH está cada vez mais antenado no mundo virtual. Pelo LinkedIn, são feitos recrutamento, divulgação de vagas e as empresas têm acesso ao seu currículo”, reforça a especialista, ao falar da importância de criar um perfil na rede social, que dá comodidade ao profissional de candidatar-se a uma vaga sem precisar sair de casa. As empresas têm a possibilidade de filtrar as buscas por candidatos de acordo com o tempo de atuação, área geográfica, formação, cargos e segmentos ocupados em empresas anteriores.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias