plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECH

Pedido de dinheiro é novo golpe no WhatsApp

Um golpe com possível participação de funcionários de operadoras de celular está causando prejuízos a usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp. O crime consiste em pedir dinheiro para pessoas próximas de quem teve o celular clonado. As informações sã

Um golpe com possível participação de funcionários de operadoras de celular está causando prejuízos a usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp. O crime consiste em pedir dinheiro para pessoas próximas de quem teve o celular clonado.

As informações são do Tecnoblog. De acordo com o site, o número do celular é transferido para outro chip, permitindo que o perfil do WhatsApp seja ativado em outro aparelho. Em posse da conta, os criminosos se passam pelo dono do perfil e pedem dinheiro a contatos próximos.

A reportagem cita o caso de um empresário que teve um prejuízo de cerca de R$ 100 mil após a secretária ter feito uma transferência para a conta em que um criminoso se passou por ele.

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, 10 pessoas foram até a polícia registrar boletim de ocorrência em que reclamam ter sido vítimas do esquema. Em junho do ano passado, um funcionário de uma operadora foi preso no Maranhão acusado de participação no esquema.

O blog avisa que o golpe funciona geralmente como se você fosse a loja da operadora do seu celular para fazer a troca do chip, mas objetivando manter o mesmo número. Assim, a linha sai do ar e vai para o aparelho do golpista que consegue manipular normalmente o WhatsApp. Dai em diante basta enviar mensagens a quem quiser inclusive pedindo dinheiro em seu nome fornecendo números de contas, etc...

FIQUE ATENTO

Não é tão difícil perceber que seu aparelho está sendo clonado e que pode estar sendo usado por golpistas.

Segundo o Tecnoblog, basta ficar atento para a seguinte dica.

"Para que sua linha seja transferida temporariamente para o chip de um golpista, você ficará sem sinal no chip atual. Em enquanto estiver usando o smartphone, aplicativo de mensagens pedirá que você verifique seu número de celular novamente, como se tivesse reinstalado o WhatsApp - no entanto, como você está sem sinal, não conseguirá receber o SMS de verificação e ficará impossibilitado de se comunicar".

(Com informações do Tecnoblog)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias