plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
TECH

Google nega que tenha sido hackeado

O Google negou ter sofrido ataques de hackers em sua página na tarde desta terça-feira (03). A hipótese de invasão foi levantada após internautas que tentavam acessar a página encontrarem uma imagem, seguida de mensagem, de alguém que se identificou como

O Google negou ter sofrido ataques de hackers em sua página na tarde desta terça-feira (03). A hipótese de invasão foi levantada após internautas que tentavam acessar a página encontrarem uma imagem, seguida de mensagem, de alguém que se identificou como Kuroi'SH, mas não afirmou pertencer a algum grupo hacker ou se a invasão possuía alguma motivação específica.

A empresa admitiu os problemas para acesso à sua página, informando que tudo se deve a um comprometimento de servidores DNS, banco de dados que possui todos os nomes e domínios de sites da internet. Estes servidores não estão ligados ao Google.

Apesar do Google afirmar que solucionou o problema em 30 minutos, até as 22h desta terça a página inicial do Google permanecia bloqueada com a imagem. Relatos apontam que outros sites e serviços como Google Maps e Google Translate também haviam sido atacados.

O Caso

No ataque, Kuroi'SH substituiu a clássica barra de pesquisa do Google pela ilustração japonesa de um jovem casal e uma mensagem que diz "It is a great moment to die (É um grande momento para morrer)", ressaltando ainda ter derrubado dois sites do Google de uma só vez (O Google Bangladesh também registrou ataques nesta terça) e agradecendo ou confraternizando com outros hackers pelo feito.

Segundo informações do site especializado Tecmundo, a invasão aparenta ter sido realizada apenas por "diversão", porém pode ter ligação com o grupo hacker turco denominado Redhack, embora seja apenas uma especulação.

O DNS (Domain Name System) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos dos sites que permite a inscrição de dados digitados, nome de host (computador ou máquina conectado a uma rede responsáveis por oferecer recursos, informações e serviços aos usuários ou clientes) e seu endereço IP (protocolo de comunicação responsável por endereçar e encaminhar os pacotes que trafegam pela internet).

"Google hackeado", "Google hacked" e "Google fora do ar" foram alguns dos termos mais usados e compartilhados nas redes sociais. Confira algumas reações dos internautas:

(Com informações de Tecmundo)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias