Notícias / Tecnologia

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Facebook vai ajudar a achar redes Wi-Fi

Sexta-Feira, 25/11/2016, 15:09:58 - Atualizado em 25/11/2016, 15:09:58 Ver comentário(s) A- A+

Facebook vai ajudar a achar redes Wi-Fi  (Foto: Reprodução)
Analista de tecnologia divulgou o recurso por meio de um tweet com imagem. (Foto: Reprodução)

O Facebook parece estar testando um recurso novo que ajuda usuários a encontrar conexões de Wi-Fi abertas próximas às suas localizações. A rede social descobre onde estão as redes Wi-Fi e envia uma notificação ao usuário por meio de seu aplicativo quando ele está perto de pontos de conexão desse tipo.

A novidade foi percebida pelo analista de tecnologia britânico James Saye. De acordo com ele, o aplicativo para iOS começou a mostrar hotspots Wi-Fi próximos à sua localização quando percebia que ele estava conectado via redes celulares. 

Primeiramente, o Facebook notifica o usuário de que há redes Wi-Fi próximas. Ao clicar na notificação, o usuário é levado a um mapa que mostra a localização dessas redes. Clicar em um dos pontos do mapa faz com que mais informações sobre o local que disponibiliza a rede sejam mostradas. No exemplo de Saye, o hotspot mais próximo estava em um mercado Tesco que ficava fechado até as 00h00.

Acesso a redes rápidas

De acordo com The Next Web, a rede social começou a pedir recentemente para que páginas de negócios, serviços e pessoas listassem redes Wi-Fi abertas próximas de sua localização. Seria por meio disso que o Facebook conseguiria informar o local dessas redes aos usuários mesmo que eles estejam com as conexões Wi-Fi do celular desligadas.

Segundo o site, o objetivo da rede social com isso é ajudar usuários a acessarem conexões mais rápidas. O Facebook tem apostado recentemene em recursos como vídeo ao vivo, e pretende investir pesadamente em realidade virtual no futuro próximo. Esses recursos, contudo, exigem que o usuário tenha acesso a uma conexão robusta. Nesse caso, saber onde tem Wi-Fi por perto é praticamente uma necessidade.

(Com informações do Olhar Digital)

Leia também:

Comentários