plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECH

Google cria App que digitaliza fotos antigas

Você já encontrou dificuldades para digitalizar suas fotos antigas esquecidas há anos no armário? Para quem já tentou, provavelmente passou horas em um scanner ou em aplicativos que não levam a lugar nenhum. Finalmente o Google olhou para isso e criou um

Você já encontrou dificuldades para digitalizar suas fotos antigas esquecidas há anos no armário? Para quem já tentou, provavelmente passou horas em um scanner ou em aplicativos que não levam a lugar nenhum. Finalmente o Google olhou para isso e criou um aplicativo formidável.

Agora, já não é mais preciso recorrer amadoramente às câmeras fotográficas dos celulares ou aos aplicativos de scanner de documentos. O Google lançou nesta terça-feira (15) o PhotoScan, um app que permite levar para o mundo digital suas memórias impressas com agilidade e alta qualidade.

Nos testes, o PhotoScan se mostrou até mais eficiente que os aplicativos de scanner de documentos --tais como o CamScanner, TinyScan e o Genius Scan. Em poucos cliques, é possível transferir para o celular a foto impressa com uma qualidade bem próxima da imagem original. E o que é melhor, sem os reflexos da luz ambiente.

O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS e é muito intuitivo. Basta alinhar a foto impressa dentro do quadro indicado na tela do celular, posicionar o foco nos quatro pontos indicados pelo PhotoScan e tirar uma foto da foto para que em poucos segundos a imagem seja digitalizada. O processo funciona mesmo tanto em fotos emolduradas como em álbuns com plásticos de proteção.

O melhor é que o aplicativo também ajusta as bordas. Para preservar aquelas bordas brancas --comuns em fotos antigas--, a dica é colocar a imagem impressa em cima de um fundo de cor diferente. Após digitalizadas, se necessário, as fotos podem ser ajustadas manualmente e armazenadas na galeria do dispositivo ou diretamente no Google Fotos.

"O PhotoScan é resultado do Machine Learning do Google, que permite corrigir o aspecto da foto, girá-la, aplicar realce, ajustar o equilíbrio de brancos e, o mais complicado de todos, remover o reflexo", explica Valdir Leme, gerente de marketing do Google.

Google Fotos também traz novidades

O Google Fotos --serviço de armazenamento de fotos e vídeos com espaço ilimitado e sem custo-- também ganhou uma atualização que inclui novos recursos de edição, novas opções de vídeos conceituais e um sistema de compartilhamento inteligente.

O app já apresentava um conjunto básico de ferramentas de edição. A partir de agora, passa a contar com mais de 15 controles de edição, entre eles Luz, Cor, Estilo e Pop. Na opção de edição de Cor, por exemplo, foram acrescidos o "Azul Intenso" --boa pedida para as imagens ao ar livre em que se deseja realçar o céu ou o mar-- e o "Tom Pele" --como o próprio nome diz, ajusta com mais precisão o tom da pele.

O aplicativo também ganhou uma nova série de filmes conceito, entre eles, o Lullaby, que reúne fotos com uma progressão em um ritmo suave e com uma trilha sonora. O Google pretende ainda, no início de dezembro, lançar filmes sobre as celebrações de Natal e Ano-Novo para comemorar as datas.

Por fim, o app emite alertas para lembrar o usuário a compartilhar suas fotos com as pessoas que fazem parte dela. Vale lembrar que o compartilhamento dos conteúdos só é efetivado mediante autorização do usuário.

(Com informações de UOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias