plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TECH

Deputados aprovam projeto que pode proibir Waze

O Waze, aplicativo bastante presente nos smartphones dos brasileiros, corre o risco de se tornar ilegal no país. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (30) um projeto de

O Waze, aplicativo bastante presente nos smartphones dos brasileiros, corre o risco de se tornar ilegal no país. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (30) um projeto de lei que pode fazer com o Waze não possa mais ser utilizado por aqui. Sim, o seu GPS pode estar com os dias contados.

Apresentada pelo deputado Major Fábio (PROS-PB), a PL nº 5.596/13 visa proibir o uso de aplicativos e redes sociais que alertem os motoristas sobre a presença de blitz de trânsito. De acordo com o texto, a proposta seria alterar o Código de Trânsito Brasileiro para transformar em infração o ato de dirigir com o auxílio de algum dispositivo ou app que informe a presença de radares e de operações policiais nas vias. As empresas também teriam de fazer com que essas funções se tornem indisponíveis.

As multas caso a ordem judicial não sejam cumpridas podem chegar a R$ 50 mil. Agora que já foi aprovada pela CCTCI, o projeto de lei segue para a Comissão de Viação e Transportes e para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde continuará sendo analisada. O Waze não comentou o assunto.

O avançar da pauta gerou muita polêmica. Embora ofuscado por todo o debate do impeachment, o projeto foi alvo de muitas críticas na internet.

Em seu perfil no Twitter, por exemplo, o chefe-executivo de pesquisas do Instituto Beta, Paulo Rená, descreveu a redação do projeto de lei como incoerente e confusa, além de contradizer vários pontos do Marco Civil da Internet.

Já o diretor do Internet Lab, Fracisco Brito Cruz, foi um pouco mais comedido. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele descreveu a aprovação do projeto de lei como uma surpresa desagradável.

Segundo ele, a PL não levou em conta nenhum dos dados apresentados na audiência pública feita em Brasília para debater o assunto. Além disso, ele aponta que nem mesmo o autor da proposta, Major Fábio, esteve presente na discussão. Para Cruz, a proibição do Waze não vai resolver a questão das blitz e a única coisa que a medida vai fazer será trazer efeito negativos na inovação e na própria vida dos brasileiros.

(Com informações do CanalTech)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias