plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TECH

Aplicativo combate roubos de bicicletas

A Polícia Militar e uma empresa de bicicletas se reuniram nesta quarta-feira (4), no quartel do Batalhão de Choque da PM para orientar os policiais sobre o uso do aplicativo gratuito fornecido pela empresa para registrar e monitorar roubos de bicicletas.

A Polícia Militar e uma empresa de bicicletas se reuniram nesta quarta-feira (4), no quartel do Batalhão de Choque da PM para orientar os policiais sobre o uso do aplicativo gratuito fornecido pela empresa para registrar e monitorar roubos de bicicletas. A iniciativa veio de Brasília e já soma 875 registros na cidade de Belém.

De acordo com a Polícia Militar, o uso da tecnologia faz parte das novas ações para coibir e prevenir roubos em todo o Estado. Para isso, a PM conversa com grupos ligados ao ciclismo. A ideia de trazer o aplicativo gratuito surgiu durante reunião e foi reforçada por um lojista da cidade.

Funcionamento

Marcos Samarone, sócio proprietário da empresa, diz que o Pará já é o terceiro estado a aderir oficialmente ao aplicativo com o apoio da Polícia Militar e vai funcionar da seguinte maneira: a pessoa baixa o aplicativo ou acessa o site, registra o número do chassi da bicicleta que está gravada na parte inferior do quadro ou na nota fiscal.

O usuário preenche todas as características para identificar o produto. Em caso de roubo é só acessar o site para fazer o registro e informar o local. A partir daí, caso a polícia ou qualquer pessoa faça a consulta poderá ver que se trata de um produto roubado.

Em todo Brasil, já são mais de 100 mil cadastros e o registro pode ser feito de forma simples. O sistema também conta com uma base de dados complexa sobre os roubos das bicicletas nos Estados.

Esta base de dados poderá ser acessada pela Polícia Militar que mapeará as áreas onde ocorreram mais registros e desta forma, construir melhores estratégias para evitar os roubos.

Com relação ao mercado ilegal de bicicletas e peças, principalmente de produtos roubados, a PM afirma que já está se articulando para desenvolver diversas ações de fiscalização em feiras e lojas ilegais que comercializam produtos de origem não registrada.

(Com informações da Agência Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias