A rede de contatos profissionais Linkedin se comprometeu a pagar uma indenização de US$ 13 milhões (R$ 50 milhões) aos seus usuários, em vez de continuar brigando judicialmente com um escritório de advocacia dos EUA que entrou com uma ação coletiva acusando a empresa de enviar spam aos endereços eletrônicos de seus internautas e seus respectivos contatos pessoais.
E é bom ficar atento: o site já teria começado a entrar em contato por e-mail para fazer o pagamento.
O sistema do Linkedin seria o culpado do transtorno, pois teria adicionado conexões que permitem importar os contatos pessoais dos e-mails. O problema começa quando um desses contatos recebe o convite para ser adicionado na rede social, mas recusa. A partir daí, ele passaria a receber outros e-mails com o mesmo intuito, mas sem consentimento do usuário original.
O acordo estabelece que todos os usuários que utilizaram o sistema de adicionar contatos entre 17 de setembro de 2011 e 31 de outubro de 2014 têm direito a indenização.
Cada um poderá reclamar no máximo US$ 1,5 mil (R$ 5,8 mil na cotação atual) ao preencher um formulário em que reivindica a indenização.
Se você tiver sido notificado de que é elegível para uma reivindicação, pode se registrar neste site. Na mesma página ainda é possível ver mais detalhes sobre a ação.
(DOL com informações da BBC)
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