plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Trabalho de combate aos grupos criminosos deve ser feito em longo prazo, diz especialista

Uma das raízes do problema das chacinas que vêm sistematicamente ocorrendo na capital nos últimos anos, é que o tráfico de drogas e de armas que tomou conta da Região Metropolitana ficou maior. “O resultado é que a bandidagem está muito bem equipada e não

Uma das raízes do problema das chacinas que vêm sistematicamente ocorrendo na capital nos últimos anos, é que o tráfico de drogas e de armas que tomou conta da Região Metropolitana ficou maior. “O resultado é que a bandidagem está muito bem equipada e não tem receio de ir para o enfrentamento direto com a polícia”, diz o geógrafo Ayala Colares Couto, doutor pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA.

A situação também passa pela falta de políticas públicas de inclusão social nas regiões vulneráveis e periféricas das cidades em anos anteriores. “Os bolsões de miséria que se formam nesses locais são favoráveis para o recrutamento de jovens e adolescentes para a criminalidade, sobretudo para o tráfico”, detalha. Para Ayala a política de segurança pública deve englobar um conjunto de ações e investimentos estratégicos em diversas áreas capazes de conter essa violência. Ele lembra que facções criminosas de outros Estados e as surgidas aqui já dominam os presídios no Estado.

“Os presídios possuem conexões fortes com a criminalidade nas ruas e, das casas penais, comandam o tráfico e drogas e assassinatos através dos Comandos Vermelho, do Norte e PCC”, coloca o especialista, que também é professor e pesquisador da Uepa e do Observatório de Estudos em Defesa da Juventude Negra (OBEJ). O resultado dessa falta de presença histórica do Estado no setor é a explosão de assassinatos na capital e no campo, além de rebeliões.

Colares avalia que a redução ao tráfico de drogas e às milícias urbanas não ocorrerá em curto prazo. Essa é uma construção demorada. “Primeiro temos que criar uma cultura de cidadania e de paz na nossa cidade, baseada em políticas públicas e projetos sociais, aliada a uma formação melhor do policial militar”, coloca.

(Luiz Flávio/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias