plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Operação policial combate extração ilegal de madeira na zona rural de Paragominas

Uma operação policial foi deflagrada, nesta segunda-feira (28), para combater a exploração ilegal de madeira, na região situada à margem esquerda do Rio Gurupi, zona rural de Paragominas, nordeste paraense. O objetivo é apurar denúncia realizada por repre

Uma operação policial foi deflagrada, nesta segunda-feira (28), para combater a exploração ilegal de madeira, na região situada à margem esquerda do Rio Gurupi, zona rural de Paragominas, nordeste paraense. O objetivo é apurar denúncia realizada por representantes de uma empresa agrícola sobre a atuação de invasores não identificados que estariam extraindo ilegalmente madeira na área da Fazenda Fortuna. A propriedade rural está arrendada à empresa que atua, desde 2001, no ramo de insumos e serviços voltados para a produção de grãos no Polo Agrícola de Paragominas.

(Foto: divulgação/Polícia Civil)

Segundo o delegado Cristiano Nascimento, titular da Superintendência Regional do Capim, que abrange a região de Paragominas, a ação policial foi realizada por policiais civis da Seccional Urbana de Paragominas, militares do 19º Batalhão da Polícia Militar de Paragominas e agentes da Secretaria Municipal do Meio-Ambiente do município. Durante as incursões na área, as equipes de agentes públicos percorreram cerca de 150 quilômetros, entre os quais, 120 quilômetros de estrada de terra por ramais alagados e irregulares. “Além disso, os agentes passaram por locais com diversas árvores no caminho, que foram derrubadas propositadamente por madeireiros com a intenção de não serem notados durante a ação criminosa”, explica o delegado.

Conforme o policial civil, a operação constatou o crime ambiental praticado na região, pois a área estava desmatada. Os agentes não conseguiram prender os infratores, já que eles haviam fugido da região. Com base em informações coletadas na área, as equipes policiais apuraram que os autores do crime ambiental seriam madeireiros não identificados vindos do município de Nova Esperança do Piriá, no Pará. Os agentes descobriram ainda uma estrada de terra usada como acesso para extrair ilegalmente madeira diretamente pela zona rural dos municípios. “A investigação policial prosseguirá com o fim de elucidar a autoria criminosa. Um dossiê do caso será elaborado e remetido à Divisão Especializada em Meio-Ambiente (DEMA) para as providências cabíveis”, ressalta o delegado.

(Com informações da Polícia Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias