plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Operação prende cantor de 'arrocha' acusado estupro e outros três no Pará

A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (09), os resultados finais da operação Reação deflagrada para dar cumprimento a mandados de prisão de acusados de violência doméstica contra a mulher e violência sexual de crianças e adolescentes no interior do

A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (09), os resultados finais da operação Reação deflagrada para dar cumprimento a mandados de prisão de acusados de violência doméstica contra a mulher e violência sexual de crianças e adolescentes no interior do Pará. Ao todo, foram presas 17 pessoas, das quais 16 por mandado de prisão preventiva e uma presa em flagrante por estupro na cidade de Abaetetuba.

Iniciada durante a manhã de quinta-feira (08), a operação mobilizou policiais civis de municípios vinculados às 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) do Estado que abrangem 139 municípios no interior paraense.

Do total de prisões, seis foram realizadas em municípios da região do Salgado; quatro presos em cidades da região Bragantina; duas na região do Xingu; duas prisões foram realizadas em Abaetetuba; outras duas em cidades paraenses da região do Marajó e outra prisão ocorreu em Marabá. A operação foi executada pelas Superintendências Regionais e Delegacias da Mulher (DEAMs) do interior do Pará, sob coordenação da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) da Polícia Civil, tendo à frente o delegado Silvio Maués. Quatro pessoas foram presas em Curuçá por mandados de prisão durante a operação. Outro acusado foi preso em Santo Antônio do Tauá e outro em Castanhal.

Outras duas prisões foram efetuadas em Abaetetuba por policiais civis da Delegacia da Mulher do município. Em um dos casos, Antoniel Pinheiro Ferreira foi preso em flagrante suspeito do crime de estupro de vulnerável contra uma menina de quatro anos. Ele foi preso em sua residência momentos após ter supostamente cometido o crime sexual. Policiais civis das DEAMs dos municípios de Capanema e Bragança prenderam acusados de violência doméstica e familiar em cumprimento a mandados judiciais de prisão durante a operação.

Uma das prisões foi efetuada pela equipe da DEAM de Capanema no Distrito de Boa Vista, no município de Quatipuru. Jaime Neves é acusado de tentar matar a companheira a pauladas em 6 de setembro deste ano. Ele teve a prisão preventiva decretada pela Justiça após solicitação da Polícia Civil. A ordem de prisão foi cumprida pela equipe coordenada pela delegada Nathalia Rangel, da DEAM de Capanema, com apoio da equipe da Unidade Integrada Propaz (UIPP) de Quatipuru.

Em Bragança, a equipe da DEAM do município sob comando da delegada Luciana Tunes, prenderam três homens em cumprimento de mandados de prisão preventiva por crimes de estupro de vulnerável praticado contra crianças. A primeira vítima foi abusada sexualmente dos 9 até os 11 anos de idade pelo acusado Sérgio da Paixão Costa. A segunda vítima foi estuprada dos 6 até os 12 anos de idade pelo padrasto que está foragido. A mãe da vítima foi presa pelo estupro por omissão, pois sabia dos abusos sexuais, mas nada fez para impedir. Além disso, explica a delegada, ela coagiu a própria criança para que não acusasse o padrasto, caso contrário, mataria os irmãos da criança e depois se mataria.

Conforme a delegada, por causa da ameaça feita pela mãe, a menina chegou a tentar o suicídio cortando os pulsos e tomando medicamentos. Outra pessoa presa em Bragança foi Lucivaldo Piedade Corrêa por mandado de prisão preventiva acusado de estuprar a neta que também era filha de criação. Na região do Xingu, duas prisões foram realizadas em Medicilândia e em Porto de Moz, por crimes relacionados à violência doméstica e violência sexual. No município de Gurupá, na região do Marajó Ocidental, policiais civis prenderam Milton de Oliveira Gonçalves, 48 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. Ele é acusado de abusar sexualmente de um menino de sete anos.

A ordem de prisão foi decretada mediante denúncias e investigações realizadas pela Polícia Civil do município após instauração de inquérito policial para apuração do crime. Ele foi indicado por de estupro de vulnerável e agora está preso à disposição da Justiça. Em Soure, cidade localizada no Marajó Oriental, foi preso, em cumprimento a prisão preventiva decretada pela Justiça, Ivan Câmara Rocha, acusado de, no mês passado, ter roubado e estuprado uma vítima maior de idade. Após o registro da ocorrência pela vítima, a Polícia Civil conseguiu identificar o suspeito e solicitou à Justiça a prisão preventiva dele. Além disso, o acusado estava na condição de foragido de Justiça, por ser fugitivo do Sistema Penitenciário, onde cumpria pena por estupro de vulnerável.

Em Marabá, a equipe da Delegacia da Mulher e da Delegacia Especializada no Atendimento a Criança e Adolescente (Deaca) deu cumprimento a mandado de prisão temporária de Valdene dos Santos Lima, conhecido como cantor "Denis do Arrocha", acusado de estupro de vulnerável. Na casa dele, os policiais também cumpriram mandado de busca e apreensão. Lima é acusado de estuprar uma menor de 12 anos no dia 21 de outubro deste ano. Segundo a denúncia, ele estava em sua moto quando abordou a vítima quando ela caminhava em direção à uma padaria e a convidou para ir buscar um suposto presente. Ele a teria levado a uma casa em construção, onde a teria abusado sexualmente. A criança teve lesão grave entre o ânus e a vagina. O acusado foi devidamente reconhecido pela vítima.

Em Itaituba, no sudoeste paraense, não houve prisão efetuado, mas, no momento em que policiais civis e agentes do Conselho Tutelar tentaram cumprir o mandado de prisão de Edinaldo Tavares dos Santos, ele conseguiu fugir por uma mata fechada. No entanto, ao fazer uma revista na casa dele, os policiais encontraram três crianças em situação de desnutrição e em condições degradantes. Elas foram resgatadas do local pelos agentes e entregues ao Conselho Tutelar para a tomada de providências cabíveis.

(Com informações da Polícia Civil)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias