plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

População quase implorou e batalhão da PM foi instalado na Cidade Velha

O bairro está perigoso e agora esperamos que com a sede do Batalhão instalada aqui as coisas possam melhorar”, declarou Raimundo Nonato Botelho, dono de um estabelecimento comercial localizado na rua Dr. Assis, no bairro da Cidade Velha. A loja é cercada

O bairro está perigoso e agora esperamos que com a sede do Batalhão instalada aqui as coisas possam melhorar”, declarou Raimundo Nonato Botelho, dono de um estabelecimento comercial localizado na rua Dr. Assis, no bairro da Cidade Velha. A loja é cercada de grades, possui sensor de alarme e câmeras de vigilância, o que comprova que já houve investimento em segurança privada. “Por sorte não fomos assaltados e esperamos não ser, mas o vizinho aqui ao lado foi alvo de bandidos recentemente”, ressaltou o empreendedor. A loja de Raimundo fica próxima ao casarão onde vai funcionar a sede da 1ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar inaugurada, na quinta-feira (05), no bairro. A entrega do novo batalhão só foi possível mediante a um apelo feito pelos moradores da Cidade Velha durante anos. Muito dessa mobilização por segurança, inclusive, foi acompanhada pelo DIÁRIO.

Em maio de 2016, o jornal veiculou uma reportagem que mostrou as alterações feitas na arquitetura dos casarões antigos do bairro histórico, que agora passaram a ter cercas elétricas e de arames farpados, além das grades terem que revestir portas e janelas. Na época, o jornal ouviu moradores e comerciantes que relataram estar pagando vigilantes particulares para fazer a segurança nas ruas da Cidade Velha.
Muito desse cenário observado em 2016 ainda persiste até hoje, 2 anos depois, e ganha proporções ainda maiores. Uma prova disso é a loja do seu Raimundo, toda equipada com aparelhos e acessórios de segurança. “Os assaltos nas ruas acontecem constantemente, quase todo dia a gente escuta gritaria na rua e quando vai verificar é alguém gritando para pegar algum ladrão”, frisou o comerciante.

(Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)

“É por isso que a gente ainda precisa esperar um pouco para ver se a mudança do batalhão da PM para cá vai surtir efeito. Precisamos dos policiais nas ruas, pois se ficarem lá dentro (do prédio) não vão impedir a ação dos assaltantes aqui fora (na rua)”, disse Raimundo Nonato.

A sede da 1ª Companhia do 2º BPM funcionava no prédio da Seccional do Comércio, que vai entrar em reforma. Os moradores da Cidade Velha ainda estão em dúvida se o novo batalhão vai funcionar ali só enquanto a reforma da seccional estiver acontecendo ou se ficará em caráter permanente.

SEM ÔNUS

As novas instalações foram cedidas pela Arquidiocese de Belém à Polícia Militar, sem ônus e por prazo indeterminado, a partir de uma iniciativa entre moradores do bairro da Cidade Velha e o Observatório Social de Belém intitulada “Rede de Cooperação pela Segurança e Sustentabilidade – RCS2”.

“A comunidade aqui se juntou para lutar por melhorias. Do contrário estaríamos entregues a insegurança e a sujeira. Deve haver mais reuniões para saber sobre a permanência do batalhão da polícia aqui”, comentou o univeristário Erlon Nascimento, 26, que mora no bairro.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias