plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Trio promove terror durante assalto em posto de saúde

Imagine você sair para se consultar no posto de saúde do bairro e acabar sofrendo um assalto. Foi o que alguns pacientes da Unidade de Saúde da Família Samambaia passaram na manhã de ontem. A Unidade fica localizada na rua Bercelândia, esquina com Eucilân

Imagine você sair para se consultar no posto de saúde do bairro e acabar sofrendo um assalto. Foi o que alguns pacientes da Unidade de Saúde da Família Samambaia passaram na manhã de ontem. A Unidade fica localizada na rua Bercelândia, esquina com Eucilândia, bairro Icuí, em Ananindeua, Grande Belém. Os assaltantes levaram pertences de pacientes, médicos e demais funcionários que estavam no local.

O caso foi registrado na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Icuí. Segundo relatos, três homens vestidos com roupas sociais se aproximaram da Unidade, como se fossem quaisquer usuários, até que chegaram em frente ao posto e anunciaram o assalto ao porteiro e a uma mulher que vende café na entrada. Os criminosos disseram que não era para gritarem senão atiravam.

Dois deles estavam com uma arma de fogo e o outro com uma faca. Puxaram o porteiro pela camisa enquanto entravam na Unidade e ordenaram que o trabalhador ficasse deitado no chão. Enquanto isso roubaram médicos e pacientes que estavam na sala de espera e mesmo dentro de consultórios.

De acordo com o delegado Jacob Cunha Filho, há cerca de um ano e meio a Unidade já tinha sofrido um assalto aos mesmos moldes. “Não temos nenhum suspeito identificado agora, mas já colocamos investigadores para apurar. Verificamos que não há nenhuma câmera de vigilância na Unidade de Saúde e esperamos que as vítimas venham fazer o retrato falado para auxiliar nas investigações”, informou o delegado.

Por volta de meio-dia, ontem, a Unidade já estava de portas fechadas e ninguém foi encontrado no local para dar mais detalhes. A Secretaria de Saúde de Ananindeua (Sesau) informa que o local será reforçado com guarnição da guarda municipal.

ASSALTO A ESCOLA

Há menos de três meses a escola que fica ao lado da Unidade de Saúde da Família Samambaia também foi assaltada com as mesmas características do crime. Professoras e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberdade tiveram seus pertences roubados no dia 7 de novembro, quando assaltantes invadiram o colégio por volta das 9h.

De acordo com uma funcionária da escola, que se manteve anônima, os assaltos já são frequentes no local, que fica na rua Eucilândia, bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, região metropolitana de Belém. Segundo ela, um grupo de criminosos invadiu as salas e apontou armas para as professoras ordenando que entregassem celulares e dinheiro.

A falta de vigilância na unidade de ensino é surpreendente. Na entrada, pela Eucilândia, tudo parece normal, com portão, cadeado e muro. Mas não é preciso andar muito para chegar às partes dos fundos do colégio, na rua Bercelândia, onde fica também a Unidade de Saúde, e descobrir que, por trás, não há nenhum tipo de proteção.

O acesso para qualquer um que queira entrar é completamente livre. Há uma quadra esportiva grande e atrativa que não tem nem um portão e muito menos um muro que separe o terreno escolar da via pública. Não é necessário nem esforço para adentrar no local onde várias crianças e trabalhadoras estão vulneráveis em busca de educação. O mesmo se pode dizer da lateral da escola, pela rua Bom Jesus, que é totalmente desprotegida.

Na Unidade de Saúde da Família Samambaia, o acesso também é facilitado. Há apenas um portão do lado de fora, que fica aberto mesmo quando o atendimento já foi encerrado. Para entrar no local, apenas uma porta de vidro e uma grade servem de impedimento.

(Alice Martins Morais/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias