plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

Polícia prende 11 envolvidos em biopirataria

A Polícia Civil do Pará cumpriu 11 mandados de prisão preventiva na manhã desta terça-feira (23) na região do oeste paraense, durante a Operação Poseidon, que visa combater a biopirataria de peixes na região. As prisões foram feitas nos município de Itait

A Polícia Civil do Pará cumpriu 11 mandados de prisão preventiva na manhã desta terça-feira (23) na região do oeste paraense, durante a Operação Poseidon, que visa combater a biopirataria de peixes na região. As prisões foram feitas nos município de Itaituba, Altamira, no sudoeste paraense, e em Manaus, no Amazônias. A operação resultou na apreensão de quatro armas de fogo e dezenas de acaris e arraias.

(Foto: divulgação/Semas)

Segundo a polícia, os envolvidos fazem parte de uma quadrilha especializada na pesca predatória de peixes e raias de rios, que eram comercializados na região, inclusive com outros Estados. Só uma raia ornamental poderia chegar a ser vendida por R$ 50 mil. Os animais eram capturados em Altamira e Itaituba, de onde seguiam para três rotas: Belém, Santarém e Manaus.

O delegado Marcos Mileo, que coordenou a ação, reiterou que a investigação foi multidisciplinar, englobando órgãos estaduais, federais e do Judiciário. “A partir da análise dos dados identificamos as associações criminosas responsáveis pela comercialização ilegal dessas espécies. Os peixes ornamentais e as arraias atingem valores significativos no mercado internacional, para fins de ornamentação e biopirataria. As irregularidades passam pela pesca predatória e o transporte inadequado dos animais, visto que são conduzidos em meios inapropriados, com quantidade limitada de água e oxigênio. É comum as espécies não sobreviverem", explica.

(Foto: divulgação/Semas)

De acordo com a Polícia Civil, além do tráfico de animais e da biopirataria, há outro crime envolvido nessa atividade, que é a lavagem de dinheiro, uma vez que os valores recebidos pelos traficantes são reinvestidos em empresas aparentemente lícitas. Em junho de 2016, a operção integrada "Safe River", que mobilizou as polícias Civil e Militar, Semas e Ministério Público Federal, resultou na apreensão de 58 arraias do tipo Jabota, cuja comercialização é proibida, e mais de 400 acaris. Na ocasião, cinco pessoas foram presas no aeroporto de Santarém quando tentavam embarcar para Manaus transportando os animais em malas.

A operação foi realizada em parceria com o Ministério Público e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias