plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POLÍCIA

PF investiga uso ilegal de terras no Pará

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (5) a Operação Liberdade, que investiga uma série de crimes nos municípios de Pacajá e Redenção, no sudeste paraense, relacionadosao uso indevido de terras da união e extração ilegal de madeira. Ao to

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (5) a Operação Liberdade, que investiga uma série de crimes nos municípios de Pacajá e Redenção, no sudeste paraense, relacionadosao uso indevido de terras da união e extração ilegal de madeira. Ao todo, 60 policiais cumprem 14 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva.

Entre os envolvidos, estão um ex-secretário de Meio Ambiente do município de Pacajá e uma presidente da Associação de Extrativismo Rio Uruanã, que tiveram as prisões preventivas decretadas. Segundo investigação da PF, uma organização criminosa operava ocupando irregularmente terras públicas e ou particulares, chegando a usar a força e ameaças para amedrontar seus posseiros. O objetivo era realizar a exploração ilegal de produtos florestais e outros crimes relacionados sem oposição.

O bando ainda chegava a enganar outras pessoas, que passaramm a figurar formalmente como possuidores responsáveis pelos imóveis rurais, na condição de "laranjas". Assim, os procedimentos administrativos de fiscalização realizados pelos órgãos ambientais, como multas e embargos lavrados pelo IBAMA, por exemplo, eram tombados em seus nomes, e não nos dos verdadeiros responsáveis pelos crimes ambientais.

Os envolvidos estão sendo acusados de invasão de terra da União, extração ilegal de madeira, falsidade ideológica, receptação qualificada e ameaça, entre outros crimes. A decisão judicial também determinou o sequestro dos ativos financeiros pertencentes aos investigados.

(Com informações da Polícia Federal)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias